Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2008 / Projeto: Formação do Artista

Projeto: Formação do Artista

Olá a todos,

Gostaria de antecipar-lhes a divulgação do projeto que, sob minha coordenação, irá integrar a programação deste semestre da Oficina Cultural Oswald de Andrade. Trata-se de um grupo de estudos, intercalado por um ciclo de palestras, sobre a formação do artista. O grupo será limitado a 15 participantes, mas as palestras serão oferecidas a um número indeterminado, apenas limitado pela capacidade do espaço disponibilizado. Sugiro aos interessados que procurem oportunamente a Oficina, para informações sobre o procedimento de inscrição. Imagino que a programação esteja disponível a partir de 10/03. Para telefone, endereço e programação da Oficina, acessem: http://www.assaoc.org.br/oficinas/capital/oswaldandrade.php. Agradeceria pela divulgação por vocês a quem imaginem interessados. Me disponho para quaisquer informações que precisarem. Seguem abaixo uma sinopse do projeto.

Abraços,

Apresentação. Os modos de identificação do artista contemporâneo são cada vez mais complexos. Talvez fosse possível nos referirmos a uma proliferação de discursos que atribuem ao artista outra função, que não a de artista. Diante desse quadro, qual pode ou deve ser a sua formação, entendida como a organização de um processo educacional, indissociável de um processo histórico-cultural? O que ensinar? É possível ensinar alguém a ser artista? O que é o artista? Qual é o artista referencial a uma formação? Neste Grupo de Estudos, pretende-se discutir essa problemática a partir de textos que estabeleceriam marcos histórico-conceituais para a identificação do artista e da experiência e atuação dos participantes do Grupo. Intercalando os encontros, haverá um Ciclo de Palestras por quatro convidados de notória experiência e atuação na área de Artes Visuais sobre a mesma problemática. Constitui um motivo desta situação a possibilidade de que ela contribua com a formação de cada participante como artista.

Proponente. Cayo Honorato é artista e educador; doutorando em Educação, na linha de Filosofia, pela FE/USP; mestre em Educação, na linha de Cultura e Processos Educacionais, pela FE/UFG; especialista em Arte Contemporânea e bacharel em Artes Visuais pela FAV/UFG. Foi consultor para a elaboração do Projeto Pedagógico do bacharelado em Artes Visuais, no Centro Universitário Senac (São Paulo/SP); orientador no curso de especialização à distância em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas da UnB (Brasília/DF); e professor substituto na FAV/UFG (Goiânia/GO).

CRONOGRAMA

Grupo de Estudos

Às terças-feiras, de 01/04 a 17/06, das 19h00 às 21h30

Obs.: Os encontros do dia 01/04 e 17/06 estão reservados, respectivamente, para a apresentação e a avaliação da situação proposta.

 

Textos que serão discutidos:

08/04 – RESENDE, José. A formação do artista no Brasil. In: Revista Ars. São Paulo: no 5, vl. 03, ECA/USP, 1º semestre de 2005, p. 23-28. [publicado originalmente em 1975]

22/04 – CAMNITZER, Luis. Arte contemporânea colonial. In: Glória Ferreira e Cecília Cotrim (seleção e comentários). Escritos de artistas: anos 60/70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006, p. 266-274. [1970]

06/05 – FOSTER, Hal. O artista como etnógrafo; tradução de Alexandre Sá. In: Revista Arte&Ensaios. Rio de Janeiro: no 12, PPGAV/EBA/UFRJ, 2005, p. 136-151. [1996]

20/05 – RANCIÈRE, Jacques. Dos regimes da arte e do pouco interesse da noção de modernidade. E: ___. Da arte e do trabalho. Em quê as práticas da arte constituem ou não constituem uma exceção às outras práticas. In: ___. A partilha do sensível: estética e política; tradução de Mônica Costa Netto. São Paulo: EXO experimental org., Ed. 34, 2005, p. 27-44 e 63-69 [capítulo II e V]. [2000]

03/06 – BASBAUM, Ricardo. O artista como curador. In: Catálogo do Panorama de Arte Brasileira. São Paulo: MAM, 2001, p. 35-40. [2001]

10/06 – BOURRIAUD, Nicolas. O que é um artista (hoje)?; tradução de Felipe Barbosa. In: Revista Arte&Ensaios. Rio de Janeiro: no 10, PPGAV/EBA/UFRJ, 2003, p. 76-79. [2002]

 

Ciclo de Palestras

Às terças-feiras, das 19h00 às 21h30

 

15/04 – Ana Maria Tavares, artista e professora no Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da USP, desde 1993, onde realiza atividades de orientação e pesquisa junto aos alunos da Graduação (licenciatura e bacharelado) e da Pós Graduação em Poéticas Visuais (desde 2002), em regime de dedicação exclusiva. Foi também convidada pela Rijksakademie de Amsterdã para o programa de artista palestrante em 2005 e em 2007/2008 irá integrar o programa de artista visitante no Massachussets Institute of Technology (MIT). Como artista, participou de três edições da Bienal Internacional de São Paulo (1983, 1987 e 1991), da VII Bienal de Havana, em Cuba (2000), e da Bienal de Istambul, na Turquia (2001), dentre outras inúmeras exposições.

29/04 – Celso Favaretto, livre-docente na Faculdade de Educação da USP; tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Estética e em Ensino de Filosofia; possui graduação em Filosofia pela PUC de Campinas (1968), mestrado (1978) e doutorado (1988) em Filosofia pela USP; é autor de A invenção de Helio Oiticica, publicado em 2000 pela EDUSP, e de Tropicália: alegoria, alegria, publicado em 2001 pelo Ateliê Editorial, entre outros inúmeros artigos.

13/05 – Eduardo Brandão, fotógrafo e professor de fotografia na FAAP, além de colecionador e co-proprietário da Galeria Vermelho; freqüentou diversas escolas de fotografia nos EUA durante os anos 70 e trabalhou em estúdios de São Francisco como assistente de fotógrafos; de volta ao Brasil, fez parte do circuito da chamada Geração 80, quando também foi editor de fotografia da revista Caos; em seguida, trabalhou com publicidade e moda; começou sua coleção de arte, trocando serviços fotográficos a artistas por suas obras; de 1997 a 1999, manteve com Dora Longo Bahia e Felipe Chaimovich a "Escola do 3o andar", por onde passaram alguns dos artistas atualmente representados por sua galeria.

27/05 – Alécio Rossi Filho, coordenador de projetos de novos cursos no Centro Universitário SENAC, em São Paulo, responsável pela implantação em 2008 do Bacharelado de Artes Visuais dessa instituição, além de professor nos cursos da área de Comunicação na PUC-SP; possui licenciatura em Letras, Português e Italiano, (1985) e mestrado em Comunicação Midiática (2005) pela UNESP.

 

 

___________________________________

cayo honorato