Seminário na USP vai discutir curadoria e preservação digital de acervos de bibliotecas, arquivos e museus
Centro de digitalização da Biblioteca Brasiliana da USP: evento vai debater estratégias de preservação digital – Foto: Marcos Santos/ USP Imagens
JORNAL DA USP
Publicado em: 18 de Outubro de 2023
O IV Seminário BBM de Bibliotecas Digitais, que tem como temática Políticas e Estratégias para a Curadoria e Preservação Digital, será realizado no dia 20 de outubro, no Auditório István Jancsó da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM), na Cidade Universitária, bairro do Butantã, na capital paulista. O objetivo central do evento é fomentar a interação entre a academia e a sociedade, promovendo a divulgação e aplicação de conhecimentos na área de digitalização e preservação digital. É gratuito e aberto a profissionais, especialistas e público em geral. As inscrições podem ser feitas neste link.
O evento busca promover a discussão e o compartilhamento de conhecimentos sobre os desafios, inovações e melhores práticas na área de digitalização, curadoria e preservação digital de acervos, com foco em bibliotecas, arquivos e museus. Serão debatidos os avanços tecnológicos e estratégias para garantir a longevidade e acessibilidade de coleções digitais. Durante o evento, também será apresentado formalmente o Grupo de Trabalho em Preservação Digital da USP.
A programação conta com palestras, além de networking e discussões. Os temas são: Desafios e Inovações: Políticas e Plano estratégico para a Preservação Digital em Instituições Públicas, com José Carlos Abbud Grácio, professor da Unesp, com estudos e pesquisas na área de Ciência da Informação, com ênfase em Preservação Digital, Políticas e Planos de Preservação Digital; Sistemas de Gestão Arquivística de Documentos e Metadados; Tecnologias e Redes de Preservação Digital, com Rondineli Saad, coordenador da Unidade de Infraestrutura, Preservação Digital e Segurança da Informação de projeto da SciELO Brasil; e Desafios na Gestão e Preservação de Acervos Audiovisuais, com João Guilherme Nogueira Machado, especialista em Informação Científica e Tecnológica em Saúde pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com atuação profissional na área de Preservação de Acervos, com foco em temas como audiovisual, arquivologia, preservação digital, tecnologias da informação e conservação preventiva.
Programação
- 9h – 9h20: Credenciamento e café de boas-vindas
- 9h20 – 10h: Abertura do evento
- 10h – 10h40: Palestra 1: Desafios e Inovações: Políticas e Plano estratégico para a Preservação Digital em Instituições Públicas, com José Carlos Abbud Grácio (Unesp)
- 10h40 – 11h20: Palestra 2: Tecnologias e Redes de Preservação Digital, com Rondineli Saad (SciELO Brasil)
- 11h20 – 12h: Palestra 3 (Google meet/Zoom): Desafios na Gestão e Preservação de Acervos Audiovisuais, com João Guilherme Nogueira Machado (Fiocruz)
- 12h – 12h30: Networking e discussões
- 12h30 – 12h50: Apresentação e formalização do Grupo de Trabalho em Preservação Digital da USP
- 12h50 – 13h10: Encerramento do seminário
- 14h30 – 16h30: Reunião técnica do GT Preservação Digital da USP com os palestrantes (evento fechado, na BBM)
IV Seminário BBM de Bibliotecas Digitais: Políticas e Estratégias para a Curadoria e Preservação Digital
20 de outubro, das 9h às 13h
Auditório István Jancsó da BBM, Av. Prof. Luciano Gualberto, 78, no bairro Butantã, em São Paulo
Inscrições gratuitas neste link e mais informações no site do evento.