Exposição em cartaz no IEA levanta reflexões sobre o papel da universidade
Guilherme Wisnik trata em sua coluna da exposição virtual “About Academia”, de Antoni Muntadas, a qual leva à discussão de aspectos como a relação entre a universidade e a sociedade
(Para acessar o áudio da coluna, clique aqui)
A exposição em formato virtual About Academia, do artista catalão Antoni Muntadas, em cartaz no Instituto de Estudos Avançados da USP, é o tema desta coluna do professor Guilherme Wisnik. Esse trabalho audiovisual consiste em uma série de entrevistas com figuras centrais ligadas ao mundo universitário norte-americano e “coloca em discussão a pertinência daquele modelo, muito mais baseado no privado do que no público, como um modelo global, apontando o fato de que a centralidade das universidades, nos vários contextos mundiais nos quais se insere, deveria responder aos seus contextos e não a essa abstração”.
A partir disso, o artista levanta algumas dicotomias que levam a uma reflexão comparativa sobre aspectos como, por exemplo, a dualidade entre a Academia e a universidade, ou entre o público e o privado. “Para nós, é fundamental pensar o papel da Academia ou da universidade, hoje e no futuro, no seu contexto brasileiro da universidade pública e de acesso universal, com sua política de cotas […] e no fortalecimento desse movimento de democratização da universidade e de rompimento das fronteiras entre a universidade e a sociedade”, argumenta Wisnik.
Segundo ele, a exposição levanta essas questões pelo filtro de um artista que sempre pensou as traduções, “a questão de Muntadas é de que modo traduzir contextos, traduzir mídias, traduzir linguagens e fazer as pessoas conversarem e se entenderem”.