Chamada para publicação n.16 // Arte e Educação
Se o quadro atual parece minar as bases das instituições de ensino do país, subentendendo a antítese de que uma sociedade poderia viver sem cultura, mais do que nunca nos interessa refletir sobre a relevância da arte na constituição do conhecimento. Para além de um circuito marcado por um vocabulário próprio e por discussões centradas nas especificidades da arte, nosso campo apresenta forças direcionadas ao debate público e à democratização. Ele, que se aproxima de modo tão evidente do mercado e de suas especulações, também atua diretamente na formação de conhecimento. Projetos interdisciplinares que aproximam a arte de outros saberes, grupos independentes de arte-educação e atividades de docência formuladas por artistas são apenas alguns exemplos em que a arte se revela como agente incontornável na formação de um pensamento crítico. As mostras, eventos artísticos, grandes exposições e bienais estão intimamente vinculadas aos seus núcleos educativos, fazendo com que essas instituições reavaliem e modifiquem constantemente as metodologias utilizadas. No ensino fundamental e médio, ao mesmo tempo que podemos encontrar escolas no Brasil que colocam a arte como articuladora entre as demais disciplinas, as revisões da grade curricular do país caminham no sentido da desvalorização e do descarte do ensino a partir da arte. Tendo em vista essas questões, a próxima edição da Arte ConTexto busca debater os impasses que esses projetos educativos enfrentam, repensar nossos modelos de atuação institucional e discutir os possíveis entrecruzamentos entre Arte e Educação.
O lançamento da 16ª edição da revista está previsto para dezembro de 2019. A submissão de textos deve ser realizada até o dia 15 de julho (segunda) de 2019.
Para mais detalhes, acesse as normas de publicação:
|