Itaú Cultural convida: Simpósio Consciência Cibernética
O Itaú Cultural retoma com o público a temática cibernética sob a linguagem artística.
- Enquanto a exposição Consciência Cibernética [ ? ] – de 8 de junho a 6 de agosto de 2017 – propõe um olhar artístico para a vertiginosa evolução de hardwares e algoritmos, o Simpósio, nesse dia 9 de junho, traz apresentações sobre a construção dessas obras e sobre o contexto atual. O uso de recursos como algoritmos genéticos, redes neurais, processamento não-digital e big data serão explorados por artistas e técnicos convidados.
Local: Av. Paulista, 149
Entrada franca – Ingressos distribuídos na bilheteria do instituto [249 lugares].
Veja abaixo a programação resumida do dia 09/06, sexta.
- saiba mais http://www.itaucultural.org.br/programe-se/agenda/evento/simposio-consciencia-cibernetica/
9 de junho, sexta-feira
15h00
MESA ARTÍSTICA
com
Claudio Pinhanez
Cientista, inventor, professor e artista midiático. PhD pelo MIT Media Lab, tem atuado nos laboratórios da IBM Research em New York e no Brasil na pesquisa e exploração de sistemas conversacionais, novas interfaces para computadores e em inteligência artificial.
Rejane Augusto e Leonardo Crescenti
Cantoni e Crescenti, pesquisam e desenvolvem instalações imersivas e interativas. Desde 2005, entre outras mostras, a dupla participou do Ars Electronica em Linz, em Berlim e na Cidade do México; do The Creators Project em Nova York e em São Paulo. Em 2014 receberam o prêmio Itaú Cultural por VOZ, em 2010 os prêmios VIDA 13.2 por FALA e menção especial do Prix Ars Electronica para TÚNEL.
José Wagner Garcia
Doutor em Artes & Biossemiótica. De 1988 a 1991, obteve bolsa de estudos no Center for Advanced Visual Studies (CAVS - Centro de Estudos Visuais Avançados) e no MIT Medialab. Foi percursor nos campos da skyart, spacearte e bioarte, em parceria com os artistas Otto Piene e Joe Davis. Em 2006, produziu o NIP (Nuvens de Interação Proteica), o experimento de arte-ciência desenvolvido no projeto Zero Gravity, dirigido pelo astronauta brasileiro Marcos Pontes durante sua estadia a bordo da Estação Espacial Internacional. Sua principal atividade atualmente é a arquitetura e a arte-ciência, e o conceito de arte e arquitetura bioprogramáveis começou a ser desenvolvido em 1990. É diretor da Noosfera Arquitetura.
Ruairi Glynn
Trabalha como artista de instalações e dirige o Interactive Architecture Lab, na Bartlett School of Architecture, em Londres. Já participou de exposições no Centre Pompidou, em Paris, no National Art Museum of China, em Pequim, e na Tate Modern, em Londres. Suas instalações interativas refletem o rápido desenvolvimento da robótica, da ciência material e da tecnologia da computação, explorando a estética emergente do comportamento permeado pela arte, pela arquitetura e pelo design. Com influência da psicofísica, da cibernética e da performance, sua obra mais recente se debruça sobre a extraordinária sensação de vida (anima) presente em objetos e ambientes interativos.
19h00
KEYNOTE: INFORMAÇÃO QUÂNTICA
com
Paulo A. Nussenzveig
É membro do "International Council" da OSA (Optical Society). É Topical Editor da revista Optics Letters e Editor Associado do Brazilian Journal of Physics. É professor titular (MS-6) no Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Atualmente é presidente da Comissão de Pós-Graduação e Coordenador do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Física da USP. Suas áreas de interesse são Ótica Quântica, Física Atômica e Informação Quântica.
******************************************************************************************************************************************************
Local do Simpósio: Itaú Cultural – Av. Paulista, 149 [próximo à estação metrô Brigadeiro]
Entrada Franca – Ingressos disponíveis para o público na bilheteria do instituto [249 lugares]
Contato para esclarecimentos: Luiz Pedreira Júnior | comunicacaovisuart@gmail.com | Tel 98405-4664