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Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural

O Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do Iphan decorre da experiência positiva do Programa de Especialização em Patrimônio (PEP), que se dedicava à formação interdisciplinar de profissionais graduados em diversas áreas de conhecimento para atuarem no campo da preservação do patrimônio cultural.

O PEP foi implantado pelo Iphan, em 2004, com a cooperação técnica da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e o acompanhamento da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério de Relações Exteriores (ABC/MRE). O Mestrado Profissional foi recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em 2010, e as primeiras bancas para defesa das dissertações ocorreram em setembro de 2012.

A proposta pedagógica do mestrado, seguindo os moldes do PEP, associa as práticas de preservação nas unidades do Iphan, distribuídas em todo território nacional, ao aprendizado teórico-metodológico e à pesquisa. Os alunos participam do desenvolvimento de trabalhos da instituição relativos à sua missão e atribuições legais e contam com a supervisão de técnicos do Iphan, que acompanham o desenvolvimento das práticas profissionais e o desenvolvimento da dissertação de conclusão do mestrado.

O formato do PEP é descentralizado à semelhança da estrutura do Iphan. As diversas unidades da instituição (superintendências estaduais, escritórios técnicos, unidades especiais e departamentos da área central) podem oferecer vagas, descrevendo as áreas de formação do aluno e principais atividades de natureza prática nas quais ele irá se integrar. Diante do formato descentralizado, são definidas atividades que buscam integrar seus participantes e possibilitar a produção de conhecimento local e a troca de experiências por meio de encontros periódicos dos alunos.

Pretende-se, portanto, que as atividades possibilitem ao aluno compreender a complexidade e a diversidade das práticas da preservação do patrimônio cultural, apropriando-se de conceitos, noções e técnicas que lhes deem autonomia para o exercício de uma reflexão crítica e construção de um objeto de pesquisa que resultará na dissertação de final do curso.

 


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