Prefeitura instala câmeras de vigilância na avenida Paulista
A Prefeitura de São Paulo inaugurou nesta sexta-feira cinco câmeras na avenida Paulista para monitorar toda a avenida. A medida deve beneficiar o Masp (Museu de Arte de São Paulo), que fica na avenida e teve uma tela de Portinari e outra de Picasso furtadas no último dia 20.
A instalação faz parte de um plano de monitoramento da cidade que já havia sido estabelecido antes do furto das obras de arte. Segundo a prefeitura, toda a avenida --da praça Oswaldo Cruz até a ligação com a avenida Doutor Arnaldo-- terá vigilância.
O sistema é monitorado pela GCM (Guarda Civil Municipal) e integrado ao Copom (Comando de Operações da Polícia Militar). Segundo a prefeitura, as câmeras reduziram em 15% ocorrências no segundo semestre de 2006.
As próximas fases do programa serão estender a vigilância para a rua da Consolação, Rebouças e Henrique Schaumann. Até o final do ano que vem, a prefeitura pretende monitorar 369 ruas.
As câmeras vão se juntar a outras 35 que já operam na região central da cidade, instaladas no centro --Vale do Anhangabaú, rua 25 de Março e Luz, num total de 96 vias.