participantes


APRESENTAÇÃO - PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO - PARTICIPANTES - ATIVIDADES PARALELAS - REGISTROS EM VÍDEO - RELATOS CRÍTICOS


Amílcar Packer (Brasil) Artista plástico, trabalha com o registro em vídeo e fotografia das suas performances explorando as calçadas e gradeamento dos edifícios como fronteiras entre seu corpo e a cidade.

Cida Davoli (Brasil) Psicóloga desde 1976, psicodramatista desde 1984 e coordenadora do programa de psicodrama público no Centro Cultural São Paulo desde 2003. Autora de diversos artigos psicodramaticos, entre eles "Quando o psicodrama é cultura" e “Psicodrama Liquido".

David Sperling (Brasil) Professor doutor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da EESC-USP e Pesquisador do Grupo de Pesquisa Novas Espacialidades Contemporâneas (NEC) da EESC-USP. Atua principalmente com os seguintes temas: espaço e cultura, transversalidades conceituais e operativas entre arquitetura e arte contemporâneas, arquitetura e estratégias de espaço-temporalização da informação. Suas publicações mais recentes são “Atención: La percepción requiere participación - Entrevista con Antoni Muntadas” publicada no livro Muntadas en Latinoamerica, organizado por Paulina Varas (Manizales, Universidad de Caldas, 2009) e o artigo “Corpo + Arte = Arquitetura. Proposições de Hélio Oiticica e Lygia Clark”, publicado no livro Fios Soltos: a arte de Hélio Oiticica, organizado por Paula Braga (São Paulo, Perspectiva, 2008).

Débora Bolsoni (Brasil) é curadora educativa do CCSP. Artista plástica, formada pela Universidade de São Paulo, tem participado de várias mostras de arte contemporânea desde 1998. Alguns trabalhos recentes e exposições de maior destaque são: Gruta Pampulha (site specific / Museu de Arte da Pampulha em Belo Horizonte/MG - 2006); Fazer Crer (site specific / MAMAM no Pátio, Recife/PE - 2007); Quebra-mola de Paçoca (Contraditório - Panorama da Arte Brasileira/ Museu de Arte Moderna, São Paulo/SP e Alcalá 31, Madri/ Espanha - 2007); Pipocas (De Perto de Longe // Paralela, Galpão do Liceu de Artes e Ofícios, São Paulo/SP - 2008).

Louise Ganz (Brasil) Artista, arquiteta e professora. Mestre em Artes Visuais, EBA-UFMG; doutoranda em Artes Visuais, EBA-UFMG. Trabalha com arte, paisagem e vídeo. Desenvolve projetos coletivos de intervenção urbana, em áreas residuais, lotes vagos e edificações. Criou o projeto Lotes Vagos: Ação Coletiva de Ocupação Urbana Experimental e Hotel Bragança. Recebeu diversos prêmios, no Brasil e no exterior, como: E2: Exploring the Urban Condition, França/2003, DOC TV3/ 2006, Programa Petrobrás Cultural 2005/2006 (vídeo Banquetes), Trajetórias - FUNDAJ Recife/2007; Conexão Artes Visuais - Funarte/ Minc/ Petrobrás/ 2007.

Jorge Jiménez (Costa Rica), profesor de filosofía da Universidade da Costa Rica, doutor em filosofia. Dirigiu o projeto editorial Kasandra durante a década de 90. Investiga o tema ‘a cidade, as vanguardas artísticas e as contraculturas. Publicou Filosofía de ciudades imaginarias. Ficción, utopía e historia (Editorial UCR, 2009); Ciudad Mundi. Hablar, discutir, imaginar la ciudad (Editorial UNA, 1999); De cómo sex'ecrive filosofía (Arlekín, 1999); Ciudad en graffitis (Editorial UNA, 1996); e é autor do livro inédito De Babel a Matrix: jardín de ciudades que se bifurcan; assim como vários artigos sobre a temática filosófico-política relacionado à arte de vanguarda e contracultural.

Jorge Mário Jauregui (Argentina) é formado pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Nacional de Rosario, Argentina. Vive no Rio de Janeiro onde tem o seu gabinete de arquitectura. É Arquitecto Urbanista pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 1999 ganha o Grande Prêmio da Bienal Internacional de Arquitectura de São Paulo e no ano seguinte o "Sixth Veronica Rudge Green Prize" em Desenho Urbano da Universidade de Harvard, galardão que já havia sido atribuído a Siza Vieira e a Norman Foster. Em 2002 recebeu o 1º Prémio de Investigação da Bienal Ibero-americana de Santiago do Chile. Acaba de ter publicados "Estratégias de Articulación Urbana", pela Ediciones FADU da Faculdade de Arquitectura e Urbanismo da Universidade de Buenos Aires, ([email protected]), e o "The Favela-Bairro Project, Jorge Mario Jáuregui Architects", pela Harvard University Graduate School of Design, Cambridge, Massachusetts. Entre os seus principais trabalhos, todos na cidade do Rio de Janeiro, estão a Requalificação Urbana da Rua do Catete (programa Rio-Cidade) na zona Centro; o Mobiliário Urbano para a zona sul; um projeto para a Frente Marítima (Waterfront) e a Urbanização de mais de vinte favelas em diferentes locais da cidade (programa Favela-Bairro).


Martí Peran (Espanha) Professor de Teoria da Arte na Universidade de Barcelona. Tem colaborado com vários livros, catálogos, imprensa e revistas especializadas em arte contemporânea. É diretor do programa “Roundabout. Encounter Program” de intercâmbio internacional entre Barcelona e outras ciudades (Bangkok Jerusalén, Reikiavik, Santiago de Chile). Como curador, entre seus últimos projetos cabe destacar “Arquitecturas para el acontecimiento” (EACC,Castellón,2002); “Stand by.Listos para actuar” (Laboratorio Alameda, Mexico D.F.,2003); “Corner” (Cajamadrid. Barcelona 2004-2005); “Mira como se mueven.4 ideas sobre movilidad” (Fundación Telefónica,Madrid,2005), “Glaskultur. ¿Qué pasó con la transparencia?” (Koldo Mitxelena. San Sebastián,2006) e o projeto “Ciudades Ocasionales. Post-it city y otras formas de temporalidad” (CCCB, Barcelona, 2008).

Martin Grossmann (Brasil) Diretor do Centro Cultural São Paulo (Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo). Professor Titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo/ECA-USP. Desenvolve pesquisa em Arte Contemporânea e no campo do Museu Imaginário e Virtual e é membro fundador do Museu do (In)consequente Coletivo www.mac.usp.br/minc/ e idealizador e coordenador do Fórum Permanente: Museus de Arte, entre o público e o privado forumpermanente.incubadora.fapesp.br. Membro do IKT - International Association of Curators of Contemporary Art.

Paola Salaberri (Argentina) Arquiteta e professora. É docente da Faculdade de Arquitetura Desenho e Urbanismo da Universidade de Buenos Aires. É produtora da plataforma mutante de arquitetura - Maquila, que que desenvolve uma estratégia de trabalho baseada em associações móveis por funções desiguais que recebe: Investigações urbanas scoutings cinematográficos, construções e reciclagens. Sua pesquisa e intervenção em espaço público se desenvolve junto a equipes de arquitetos e grupos de artistas como Tu parte Salada, m7red e Rally Conurbano.

Pablo Brugnolli Arquiteto da Universidade Católica de Valparaíso (2001). Desde 2003 realizou atividades de docência na Escola de Arquitetura da Universidade do Chile, na Escola de Arquitetura da Universidade Técnica Federico Santa Maria, e a partir de 2007 na Escola de Arte da Universidade Diego Portales. Como diretor e editor da revista SPAM_arq participou de diferentes mesas redondas e apresentações.

PIO TORROJA (Argentina) Nasceu em Buenos Aires em 1967, estudou arquitetura na Universidade de Buenos Aires (UBA). É sócio e fundador do m7red, um grupo de trabalho e estudos que se concentra no cruzamento dos campos urbano, ambiental e político. Realizou numerosos projetos em diversos paíse. É parte do coletivo Het Blauwe Huis, de Amsterdam. Atualmente trabalha numa série de vídeos sobre a bacia de Riachuelo-Matanza, um dos lugares mais contaminados da América Latina.

Pedro M. R. Sales (Brasil) Arquiteto e urbanista graduado e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. Professor associado da Associação Escola da Cidade, tem trabalhos na área de consultoria técnica, de projetos arquitetônicos e urbanos e de pesquisa sobre a cidade o território contemporâneos.


Acesse aqui o site geral do projeto Post-it city:
Ciutats ocasionals

leia sobre a exposição do projeto no Centre de Cultura Contemporània (CCBB) de Barcelona
leia sobre a exposição do projeto no Museo de Arte Contemporáneo (MAC) do Chile
leia sobre a exposição do projeto no Centro Cultural São Paulo

Post-it city Portugal
Post-it city Chile

divulgação no Centro Cultural da Espanha