EM DEBATE: CONSERVAÇÃO E PRESERVAÇÃO NO BRASIL
As jornadas críticas EM DEBATE: CONSERVAÇÃO E PRESERVAÇÃO NO BRASIL são uma parceria Fórum Permanente com o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, o Departamento de Museologia, Conservação e Restauro da Universidade Federal de Pelotas e a Biblioteca Brasiliana Mindlin.
O objetivo principal deste conjunto de debates é reunir especialistas de diversas áreas da conservação e restauração de bens culturais, tais como museólogos, conservadores, restauradores, curadores e cientistas da conservação, para discutir tópicos de relevância com transmissão online e participação em tempo real dos espectadores, permitindo acesso e participação o mais abrangente e democrático possível.
As atuações na área da conservação-restauração são de caráter inter e transdisciplinar, sendo que um dos maiores desafios a ser superado é a dificuldade de comunicação e troca de conhecimento e experiência entre diferentes profissionais e grupos que nelas atuam. Esse desafio se concentra, em parte, no fato de existirem poucos canais de comunicação com abrangência territorial que seja condizente com o tamanho de nosso país, o que torna a formação e atualização de conhecimento pouco acessíveis a diversos profissionais.
Dessa maneira, numa contemporaneidade em que as informações são transmitidas a elevadas velocidades, iniciativas oferecendo melhor acessibilidade ao conhecimento e compartilhamento de experiências são necessárias e urgentes. Com isso em vista, portanto, que este projeto reúne um conjunto de debates na forma de mesas-redondas permitindo que internautas de todo o país os acompanhe em tempo real e, principalmente, enviem perguntas, sugestões e comentários também ao vivo.
Público alvo
Conservadores, restauradores, curadores, museólogos, químicos, físicos, biólogos, engenheiros, cientistas da conservação, produtores e gestores culturais, alunos de graduação e pós, funcionários de equipes culturais, entre outros.
INSCRIÇÕES
- O evento é público e gratuito mas para a participação presencial no IEA-USP inscrição prévia se faz necessária. A seleção será por ordem de inscrição, sendo condicionada à capacidade do auditório.
- inscrições através do e-mail bbm@usp.br
- Capacidade da sala: 50 lugares
- A confirmação das inscrições será enviada por e-mail.
Organização
- Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin
- Departamento de Museologia, Conservação e Restauro da Universidade Federal de Pelotas (DMCOR-UFPEL)
- Grupo de Pesquisa Fórum Permanente: Sistema Cultural entre o Público e o Privado (IEA-USP)
Organizadores
- Isis Baldini
- Carlos Zeron
- Thiago S. Puglieri
- Teresa C. T. de Paula
- Martin Grossmann
Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo