Você está aqui: Página Inicial / Eventos / Encontros / Muntadas: 50 anos de Brasil

Muntadas: 50 anos de Brasil - Ao Vivo dia 16/12 às 14h

No dia 16 de dezembro às 14h o consagrado artista espanhol Antoni Muntadas estará no Instituto de Estudos Avançados da USP para uma retrospectiva sobre os cinquenta anos de carreira no Brasil. A relação do artista com o nosso país se iniciou em 1974 com a exposição Jovens Artistas Contemporâneos 8 (JAC8) do Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC-USP). Já nos anos 1980 Muntadas inicia uma duradoura parceria com a renomada galeria Luisa Strina, realizando diversas exposições individuais na galeria que se torna sua representante no Brasil. Além das quatro exposições coletivas realizadas no MAC-USP, Muntadas participou de duas Bienais de São Paulo, a 16ª representando a Espanha e a 18ª os EUA. Individualmente, Muntadas expôs também na Pinacoteca do Estado de São Paulo, com a mostra “Muntadas: Informação > Espaço > Controle” em 2011. Outra exposição individual de destaque foi realizada no Museu de Arte moderna do Rio de Janeiro (MAM-RJ) com a mostra “Muntadas:projetos”.

Fora do eixo Rio-São Paulo, os trabalhos de Muntadas foram expostos em instituições como o Museu de Arte Moderna da Bahia, Museu Oscar Niemeyer (MON) de Curitiba e Fundação Vera Chaves Barcellos de Porto Alegre.
No total foram mais de 25 exposições entre individuais e coletivas sendo a última About Academia uma interpretação online, realizada em 2021 pelo IEA-USP, Biblioteca Brasiliana-USP e Fórum Permanente.

A relação entre Antoni Muntadas e o Fórum Permanente possui um início simbólico que foi o projeto pioneiro do artista na internet "The File Room" (1994), uma vez que foi uma das referências consideradas para a proposição e desenvolvimento de uma plataforma flutuante para a crítica, ação e mediação cultural, ubíqua, atuando em diferentes níveis do sistema de arte contemporânea. Sua estrutura inicial, em rede,  foi estabelecida por meio de parcerias com diversos agentes atuantes nos campos das artes e da cultura, nacional e internacionalmente, (vide “sobre”no site). No entanto, a parceria se concretiza em 2005 com a palestra “Espaços de memória” no Centro Cultural São Paulo em parceria também com a Agência Espanhola de Cooperação Internacional. Sendo o ponto de partida de uma duradoura relação que culminou com a exposição About Academia, projeto que se estendeu por cinco anos. Apresentado em 2017 em uma palestra de Muntadas no IEA, ele foi financiado em 2019 sendo contemplado por um edital ProAC. No entanto, devido a pandemia ele foi modificado e adaptado para a virtualidade em 2021. Um dos pontos fortes do projeto, que aborda as ambiguidades do ensino superior norte americano, foi a realização de mesas redondas a fim de contextualizá-lo à realidade brasileira. No total foram quatro encontros que buscaram debater a universidade brasileira a partir de diferentes perspectivas. As transcrições desses encontros foram editadas em um livro que está sendo finalizado e deverá ser lançado no início de 2025. Ao longo desses 20 anos de parceria, o Fórum Permanente se mostrou um importante ponto de contato entre o artista espanhol e a pesquisa em arte e cultura no Brasil. Constituindo um acervo de mais de 110 itens sobre Antoni Muntadas, entre perfil, fotos, artigos, notícias e vídeos sobre suas atividades no Brasil, sejam elas diretamente relacionadas ao Fórum Permanente ou não.

A próxima exposição individual de Muntadas no Brasil, acontecerá em São Paulo, no SESC-Pompéia em 2025. Além das exposições, Muntadas participou de mesas redondas, seminários, palestras, simpósios; ministrou cursos e disciplinas na USP e em outras instituições, assim como integrou e gerou publicações diversas, seja no universo analógico como no digital.

A fim de comemorar esse rico intercâmbio artístico-cultural será realizado esse encontro no formato de roda-viva em que Muntadas, fará uma exposição desta trajetória para depois ser "entrevistado" pelos artistas, curadores, galeristas, editores e pesquisadores que participaram dessa extensa trajetória do artista no Brasil.

O encontro é aberto ao público e será transmitido nesta página e pelo link http://www.iea.usp.br/aovivo