por Martin Grossmann
publicado originalmente em: http://www2.eca.usp.br/prof/martin/
O Anti-Museu, texto publicado publicado originalmente na Revista de Comunicações e Artes,São Paulo, v. 24, p. 5-20, 1991
veja também: uma cronologia para os museus de arte no brasil
Uma “História” do Museu começa aqui:
1471-Roma- “Coleção do Capitol”
- (‘1º Museum’;Papa Sixtus IV; )
- 1539 - Como, Itália
- a palavra ‘museu’ é usada na Renascença por Paolo Giovio em referência às suas coleções.
- 1545 - Roma- Cardeal Cesi e seu‘Antiquario’:
- um “jardim de esculturas’’
- 1550 em diante - “galerias”
- (corredores) tornam-se um lugar convencional para a exposição de esculturas: o termo inglês ‘gallery’, como sinônimo de ‘museu’, tem suas origens aqui.
- 1581 - Florença
- Uffizi’s— a sua ala leste é covertida em uma ‘galeria’ de arte por Buonthlenti
- 1618 - Londres
- ‘Galeria de Antiguidades’ (Conde de Arundel)
- 1679 - Oxford
- ‘O Museu Ashmoleano ’ (o 1º “museu público”, à partir de 1683)
- 1681 - Paris- ‘Louvre’
- (acolhe às coleções do Rei)
- 1720-78 - Itália
- Giovanni Battista Piranesi (uma “consciência iluminada” ?)
- 1727- Leipzig- Alemanha
- Museographia de Caspar Friedrich Neickelius (primeira obra teórica)
-
- 1750 em diante
- Surgimento de uma Filosofia (Estética) e de uma Historia da Arte, contextualizando perspectivas históricas e teóricas e assim influenciando não só a exibição de obras de arte em museus como a tipologia destas.
- 1759 - Londres —origem do
- O Museu Britânico’ (Old Montague House)
- 1769-79 - Kassel, Alemanha
- ‘Museum Fridericianum’, por Simon Louis du Ry (o 1º museu especialmente projetado para este fim: 1/2 museu, 1/2 biblioteca)
- 1773-86 - Roma- ‘Museu Pio Clementino
- (Papa Clemente XIV) por M. Simonetti and G. Camporesi
- 1778 (até o começo do século XIX)
- Paris- prêmiações patrocinadas pela “Académie D’Architecture” para projetos de museus: … tempo de Boulée, Ledoux... arquitetos visionários; Gisors, Durand, arquitetos mais pragmáticos…
- 1780 - América
- ‘O Museu de Charles Wilson Peale’ (entretenimento considerado: … primórdios da Disneylândia…?)
- 1781 - Viena — A “Coleção Imperial”
- 1785 - Madri- ‘Prado’
- foi projetado para abrigar coleções de História Natural; reformado para alojar a “Coleção Real”
- 1792 - Paris - Revolução Francesa
- Declaração de 30 de Agosto: museus são propriedade da comunidade
- 1793 - Paris - ‘O Louvre’
- “abre suas portas para o público”
- 1806 - América- ‘Academia de Belas Artes da Pensilvânia’
- o 1º museu projetado no “Mundo Novo”
- 1801-10 - Londres
- ‘Sir John Soane’s Museum Idea’: sua ‘Casa-Museu’ em Lincoln’s Field
- 1814 - Dulwich, Londres
- - ‘Dulwich Art Gallery: o primeiro museu de arte projetado para este fim por Sir John Soane
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- 1823-50s - Londres-
- “Museu Britânico” novo prédio em estilo “Neo-Grego” por Sir Robert Smirke
- 1824 - Londres- “Galeria
- National Gallery (Museu de Belas Artes) agrupando importantes coleções de arte britânicas
- 1823-30 - Berlim
- “Velho Museu”, por Karl Friedrich von Schinkel (um produto do plano nacional de cultura da época). O paradigma de museu de arte no Iluminismo
- 1830 - Munique
- ‘Glyptothek’ , por Leo von Klenze (uma galeria para esculturas apenas, um resultante do mesmo plano cultural)
- 1830 em diante
- ‘’O Efeito Fotográfico’’…
- 1836 - Munique
- ‘’Velha Pinacoteca” por Leo von Klenze (projetado para abrigar pinturas que representem ‘’a essência do ‘Espírito Teutônico’’’)
- 1839-52 - Leningrado ( St. Petersburgo)
- ‘Novo Hermitage", pelo arquiteto alemão Leo von Klanze
- 1851 - Londres
- ‘Palácio de Cristal’ , por Sir Joseph Paxton que abriga a 1a exposição universal. Monumental construção em ferro e vidro que possibilita uma nova experiência espacial na arquitetura.
- 1857 - Londres
- ‘Os Museus de South Kensington’ (construídos graças aos recursos gerados pela 1a exposição universal)
- 1860 em diante
- de Paris ao mundo- maturação de ‘‘uma crítica de vanguarda’’ ( Diderot, Baudelaire, e seus seguidores)
- 1862- Paris- Cézanne
- e sua obra: produtos de uma morfologia eletro-eletrônica (McLuhan) ?
- 1867- Espanha-
- Biblioteca Nacional e Museu’ , (glória do passado para um país desmantelado)
- 1870 em diante- Europa e América
- arquitetura de museu e projetos museográficos sob uma perspectiva "sócio-científica’’, uma tardia consciência Pós-Revolução Francesa (e.g. os projetos de Sir Patrick Geddes ou o “Museu do Amanhã” de C.S. Stein
- 1871 - Itália
- - ‘Museo Nazionale Romano’ (resultante da unificação da Itália)
- 1890 - Suécia
- 1º ‘’museu ao ar-livre (e zoologico)" Skansen ( um outra concepção museológica emerge)
- 1889-1891 - Viena
- Dinastia dos Habsburgs: Museu de Historia da Arte e Museu de Historia Natural em edifícios neo-clássicos gêmeos, dispostos frente a frente em praça no centro da cidade
- 1899 - Londres
- O Museus de South Kensington’ são tipificados (i) ‘The Victoria & Albert Museu’ para as artes e os ofícios,; Museu de Historia Natural e (ii) O Museu de Ciência. (a tendência moderna à especialização toma impulso aqui)
- 1917 em diante
- União Soviética - museus como “armas” na luta pela reorganização da sociedade (comunismo).
- 1926 - Itália-
- Museu do Império Romano e Exposição Universal de Roma - EUR (Fascismo)
- 1929 - Nova Iorque: O Museu de Arte Moderna é inaugurado
- 1930s - Alemanha Nazista
- O Museu da Pátria (Heimatmuseum), O Museu das Forças Armadas (Heeresmuseum), o Haus der Kunst (Munique), Führermuseum (Linz-Austria)
- 1932- Nova Iorque: um "Novo Mundo"
- O Novo MoMA com arquitetura própria por P. L.Goodwin and E. D. Stone: “museu como templo ou como ‘showroom’?” (Levin). Modelar em relação ao novo paradigma para o Museu Modernista: o Cubo Branco.
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