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uma cronologia para o museu de arte

Uma cronologia para o Museu de Arte tendo como contraponto o conceito de "anti-museu". Considera, entre outros aspectos: sua genealogia e história; sua relação com diferentes momentos da Modernidade; sua função social e os modos de sociabilização e problematização do conhecimento gerado pela arte; bem como importantes transformações no design e arquitetura de museus, suas tipologias e relações com outros equipamentos culturais e científicos. Leva em conta também a arte contemporânea relacionada aos epistemes da Modernidade. Cronologia elaborada por Martin Grossmann em sua Tese de Doutorado (PhD) defendida em 1993 na University of Liverpool, Reino Unido.

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por Martin Grossmann

publicado originalmente em: http://www2.eca.usp.br/prof/martin/

Anti-Museu, texto publicado publicado originalmente na Revista de Comunicações e Artes,São Paulo, v. 24, p. 5-20, 1991

veja também: uma cronologia para os museus de arte no brasil


Uma “História” do Museu começa aqui:

1471-Roma- “Coleção do Capitol”

(‘1º Museum’;Papa Sixtus IV; )
1539 - Como, Itália
a palavra ‘museu’ é usada na Renascença por Paolo Giovio em referência às suas coleções.
1545 - Roma- Cardeal Cesi e seu‘Antiquario’:
um “jardim de esculturas’’
1550 em diante - “galerias”
(corredores) tornam-se um lugar convencional para a exposição de esculturas: o termo inglês ‘gallery’, como sinônimo de ‘museu’, tem suas origens aqui.
1581 - Florença
Uffizi’s— a sua ala leste é covertida em uma ‘galeria’ de arte por Buonthlenti
1618 - Londres
‘Galeria de Antiguidades’ (Conde de Arundel)
1679 - Oxford
‘O Museu Ashmoleano ’ (o 1º “museu público”, à partir de 1683)
1681 - Paris- ‘Louvre’
(acolhe às coleções do Rei)
1720-78 - Itália
Giovanni Battista Piranesi (uma “consciência iluminada” ?)
1727- Leipzig- Alemanha
Museographia de Caspar Friedrich Neickelius (primeira obra teórica)
1750 em diante
Surgimento de uma Filosofia (Estética) e de uma Historia da Arte, contextualizando perspectivas históricas e teóricas e assim influenciando não só a exibição de obras de arte em museus como a tipologia destas.
1759 - Londres —origem do
O Museu Britânico’ (Old Montague House)
1769-79 - Kassel, Alemanha
Museum Fridericianum’, por Simon Louis du Ry (o 1º museu especialmente projetado para este fim: 1/2 museu, 1/2 biblioteca)
1773-86 - Roma- ‘Museu Pio Clementino
(Papa Clemente XIV) por M. Simonetti and G. Camporesi
1778 (até o começo do século XIX)
Paris- prêmiações patrocinadas pela “Académie D’Architecture” para projetos de museus: … tempo de Boulée, Ledoux... arquitetos visionários; Gisors, Durand, arquitetos mais pragmáticos…
1780 - América
‘O Museu de Charles Wilson Peale’ (entretenimento considerado: … primórdios da Disneylândia…?)
1781 - Viena — A “Coleção Imperial”

1785 - Madri- ‘Prado’
foi projetado para abrigar coleções de História Natural; reformado para alojar a “Coleção Real”
1792 - Paris - Revolução Francesa
Declaração de 30 de Agosto: museus são propriedade da comunidade
1793 - Paris - ‘O Louvre’
“abre suas portas para o público”
1806 - América- ‘Academia de Belas Artes da Pensilvânia’
o 1º museu projetado no “Mundo Novo”
1801-10 - Londres
‘Sir John Soane’s Museum Idea’: sua ‘Casa-Museu’ em Lincoln’s Field
1814 - Dulwich, Londres
- ‘Dulwich Art Gallery: o primeiro museu de arte projetado para este fim por Sir John Soane

1823-50s - Londres-
“Museu Britânico” novo prédio em estilo “Neo-Grego” por Sir Robert Smirke
1824 - Londres- “Galeria
National Gallery (Museu de Belas Artes) agrupando importantes coleções de arte britânicas
1823-30 - Berlim
“Velho Museu”, por Karl Friedrich von Schinkel (um produto do plano nacional de cultura da época). O paradigma de museu de arte no Iluminismo
1830 - Munique
‘Glyptothek’ , por Leo von Klenze (uma galeria para esculturas apenas, um resultante do mesmo plano cultural)
1830 em diante
‘’O Efeito Fotográfico’’…
1836 - Munique
‘’Velha Pinacoteca” por Leo von Klenze (projetado para abrigar pinturas que representem ‘’a essência do ‘Espírito Teutônico’’’)
1839-52 - Leningrado ( St. Petersburgo)
‘Novo Hermitage", pelo arquiteto alemão Leo von Klanze
1851 - Londres
‘Palácio de Cristal’ , por Sir Joseph Paxton que abriga a 1a exposição universal. Monumental construção em ferro e vidro que possibilita uma nova experiência espacial na arquitetura.
1857 - Londres
‘Os Museus de South Kensington’ (construídos graças aos recursos gerados pela 1a exposição universal)
1860 em diante
de Paris ao mundo- maturação de ‘‘uma crítica de vanguarda’’ ( Diderot, Baudelaire, e seus seguidores)
1862- Paris- Cézanne
e sua obra: produtos de uma morfologia eletro-eletrônica (McLuhan) ?
1867- Espanha-
Biblioteca Nacional e Museu’ , (glória do passado para um país desmantelado)
1870 em diante- Europa e América
arquitetura de museu e projetos museográficos  sob uma perspectiva "sócio-científica’’, uma tardia consciência Pós-Revolução Francesa (e.g. os projetos de Sir Patrick Geddes ou o “Museu do Amanhã” de C.S. Stein
1871 - Itália
- ‘Museo Nazionale Romano’ (resultante da unificação da Itália)
1890 - Suécia
1º ‘’museu ao ar-livre (e zoologico)" Skansen ( um outra concepção museológica emerge)
1889-1891 - Viena
Dinastia dos Habsburgs: Museu de Historia da Arte e Museu de Historia Natural  em edifícios neo-clássicos gêmeos, dispostos frente a frente em praça no centro da cidade

1899 - Londres
O Museus de South Kensington’ são tipificados (i) ‘The Victoria & Albert Museu’ para as artes e os ofícios,; Museu de Historia Natural e (ii) O Museu de Ciência. (a tendência moderna à especialização toma impulso aqui)

1917 em diante
União Soviética - museus como “armas” na luta pela reorganização da sociedade (comunismo).
1926 - Itália-
Museu do Império Romano e Exposição Universal de Roma - EUR (Fascismo)
1929 - Nova Iorque: O Museu de Arte Moderna é inaugurado

1930s - Alemanha Nazista
O Museu da Pátria (Heimatmuseum), O Museu das Forças Armadas (Heeresmuseum), o Haus der Kunst (Munique),  Führermuseum (Linz-Austria)
1932- Nova Iorque: um "Novo Mundo"
O Novo MoMA com arquitetura própria por P. L.Goodwin and E. D. Stone: “museu como templo ou como ‘showroom’?” (Levin). Modelar em relação ao novo paradigma para o Museu Modernista: o Cubo Branco.
  • to be continued... em atualização.