Cronograma 2024
IMPORTANTE: Este é o cronograma em processo de consolidação (ainda não alcançado), atualizado até o mês de setembro. Os demais meses ainda precisam de ajustes.
AGOSTO
- 08/08 || introdução: apresentação da disciplina, do professor, do estagiário e d@s alun@s
- 15/08 || Visita a museu por meio de um filme 1: Arca Russa (Hermitage - St. Petersburgo) | "cultura é regra, arte é exceção", será?
- 22/08 || Visita a museu por meio de um filme 2: Francofonia (Louvre - Paris) | Modernidade e as 3 naturezas do processo civilizatório eurocêntrico
- 24/08 || visita a museu da cidade: visita guiada pelo artista Fernando Limberger, curador da exposição de Amélia Toledo: Paisagem Cromática Paisagem Cromática no Mube-Museu Brasileiro da Escultura e da Ecologia. Ver fotos
Coluna na Radio USP: Amélia Toledo: Paisagens multidimensionais
- 29/08 || Do ponto de vista a dimensionalidade: o artista agente, pesquisador no sistema da arte e da cultura na Modernidade.
SETEMBRO
- 05/09 || semana da pátria (não haverá aula)
- 12/09 || do ponto de vista a dimensionalidade | aula baseada neste texto: Do Ponto de Vista à Dimensionalidade (1996) in Item - revista de arte nº 3, Rio de Janeiro, pp 29-37
- 18/09 || Entrega do 1º relato critico pelo email da disciplina <museologia.ecausp@gmail.com> até as 23:59.
- 19/09 || MANHA: aula com Guilherme Lopes Vieira: "Casa Guilherme de Almeida: a musealização de uma biografia" | NOITE: leitura dos relatos críticos e debate sobre esta primeira etapa da disciplina.
- 26/09 || MANHA : leitura dos relatos críticos e debate sobre a primeira etapa da disciplina. | NOITE: museu e o hipercubo
OUTUBRO
- 03/10 || | MANHA: museu e o hipercubo | NOITE: museu e o hipercubo
- 10/10 || uma historia para o museu de arte; etapas 1 e 2
- 17/10 || MANHA: aula com Guilherme Lopes Vieira: "Documentar a memória dos espetáculos: considerações sobre a documentação de acervos" | NOITE: aula com Guilherme Lopes Vieira: "Casa Guilherme de Almeida: a musealização de uma biografia"
- 24/10 || Semana de Biblioteconomia: [aula suspensa]
- 29/10 || Entrega do 2º relato crítico
- 31/10 || MANHA: aula com Elisabete Marin Ribas: Memória / Patrimônio / Documentação | NOITE: uma historia para o museu de arte etapas 2 e 3
Leituras / consulta:
NOVEMBRO
- 02/11 || visita a museu da cidade: Museu das Culturas Indígenas, às 11h.
- 07/11 || Políticas culturais e participação democrática: aula com Sharine Machado C. Melo
- 14/11 || Conservação e Preservação (com professora convidada)
- 21/11 || Curadoria, culturadoria e metacuradoria
- 28/11 || Educação, Mediação e Ação Cultural em museus e congêneres: aula "O museu é o mundo: um exercício experimental de liberdade" com Carlos Barmak
Leituras / consulta:
- Em Debate: Conservação e Preservação no Brasil
- Periódico Permanente nº 6 sobre "Mediação" (revista do FP)
- Educação e Arte - a experiência da Tate Modern
- Encontros de Mediação na Arte Contemporânea: a atuação dos público
- Encontro Internacional de Curadoria
- Oficinas e Workshops de Curadoria no site do Forum Permanente
- Entrevista com Walter Zanini: formação de um sistema de arte contemporânea no Brasil
- Políticas culturais e participação democrática: bibliografia indicada
- Bezerra, T. G (2022). A emergência do Sistema Nacional de Cultura. Appris
- Escobar, A.; Alvarez, S. E. (Eds.) (2018). The Making of Social Movements in Latin America. Identity, Strategy and Democracy. Routledge
- Furtado, C. (2013). Depoimento à Assembleia Nacional Constituinte. Cadernos do Desenvolvimento. Rio de Janeiro, v. 8, n. 12, pp.315-321.
- O museu é o mundo. - um exercício experimental de liberdade: bibliografia indicada
Livros: - Coleção Encontros - Hélio Oiticica/ organização Cesar Oiticica Filho e Ingrid Vieira. Beco do Azougue Editorial, 2009.
-
Domingos de Criação - Uma Coleção Poética do Experimental em Arte e Educação. Editora Instituto MESA, 2017.Textos:
-
Nota sobre a experiência e o saber da experiência. Jorge Larrosa Bondia. Conferência proferida no I Seminário Internacional de Educação de Campinas.
-
Allan Kaprow. Other Ways – 18 Happenings in 6 Parts. Fundació Antoni Tàpies, 2014.
-
Entre a dúvida e a possibilidade. Eugênio Valdés Figueroa. Humboldt 104 Mediação artística, Goethe-Institut- 2011.
-
O artista, o cientista e o mágico. Luis Camnitzer. Humboldt 104 Mediação artística, Goethe-Institut- 2011
DEZEMBRO
- 01/12 || Entrega do 3º relato critico
- 05/12 || Debate final e avaliação da disciplina
Leituras / consulta:
JANEIRO
- Recuperação: