Bibliografia


HOME AVISOSOBJETIVOSPROGRAMABIBLIOGRAFIAFILMOGRAFIACRONOGRAMA
AVALIAÇÃOARQUIVOLINKS FOTOS

altes museum 2

 

bibiografia geral


    • BAUDRILLARD, Jean, The Beaubourg-Effect, Implosion and Deterrence, IN October Magazine, MIT Press, Nº 20, Spring 1982
    • ELSNER, J. & CARDINAL, R. The Cultures of Collecting, Cambridge Mass., Harvard University Press, 1994
    • BELTING, Hans & Buddensieg, Andrea (eds.), The Global Art World. Audiences, Markets and Museums, Hatje-Cantz, Ostfildern, May 2009.
    • BENJAMIN, Walter, Sobre o Conceito de História, IN BENJAMIN, W. Obras Escolhidas, São Paulo, Brasiliense, 1985, v.1
    • BENNETT, Tony, The Birth of The Museum, London, Routledge, 1995
    • BISHOP, Claire, Radical Museology or What's Contemporary in Museums of Contemporary Art?, Dan Perjovschi and Koenig Books, London, 2014
    • BISHOP, Claire O que é um curador? A ascensão (e queda?) do curador auteur IN Revista CONCINNITAS, UERJ, v. 2, n. 27 (16): Arte e Psicanálise, 2016
    • BOURDIEU, Pierre & DARBEL, Alain. O Amor pela Arte São Paulo, EDUSP e Ed. Zouk, 2003.
    • CANCLINI, Néstor, Culturas Híbridas: Estratégias para Entrar e Sair da Modernidade, São Paulo, Edusp, 2019
    • CANCLINI, Néstor. A Sociedade sem Relato, Antropologia e Estética da Iminência, São Paulo, Edusp,2012
    • CASTELLS, M. A Sociedade em Rede, vol. I, S. Paulo, Paz e Terra, 2000.
    • CIMET, Esther (org.) El Publico como propuesta: quatro estudios sociológicos en museos de arte, Mexico, INBA, 1987
    • COCOTLE Brenda Caro. Nós prometemos descolonizar o museu: uma revisão crítica da política museal contemporânea, IN Parceria Afterall & Masp ¨Arte e descolonização, 2019
    • COELHO, Teixeira. Dicionário Crítico de Políticas Culturais, São Paulo, Iluminuras, 1997.
    • CRIMP, Douglas, Sobre as ruínas do museu, São Paulo, Martins Fontes, 2015
    • DEBORD, Guy, A Sociedade do Espetáculo, São Paulo, Contraponto, 2007
    • DUNCAN, Carol, Civilizing Rituals: Inside Public Art Museums, London, Routledge, 1995
    • FLUSSER, V. Filosofia da Caixa Preta, São Paulo, Hucitec, 2024
    • FOSTER, Hal. The Archive without Museums IN October Magazine 77 (Summer 1996) pp 97-119
    • FÓRUM PERMANENTE: Museus de Arte entre o Público e o Privado (site) http://www.forumpermanente.org (2003-atual)
    • FOUCAULT, M., As Palavras e as Coisas, São Paulo, Martins Fontes, 1966
    • GARCIA CANCLINI, Néstor, Leitores, Espectadores e Internautas, São Paulo, Observatório Itaú Cultural & Iluminuras, 2008
    • GREENBERG, R. at al. (ed), Thinking about exhibitions, London, Routledge, 1996
    • GREENHALGH, Paul, Education, Entertainment and Politics, Lessons from the Great International Exhibitions IN VERGO, P. New Museology, London, Reaktion, 1989, pp 74-98
    • GREENHALGH, Paul. Ephemeral Vistas: the expositions universelles, great exhibitions and world’s fairs, 1851-1939, Manchester University Press, 1988
    • GROSSMANN, Martin, O Hipermuseu; a arte em outras dimensões, Livre-Docência, ECA-USP, São Paulo, Agosto 2001
    • GROSSMANN, Martin. O anti-museu. “Revista de Comunicações e Artes”, São Paulo, v. 24, p. 5-20, 1991
    • GROSSMANN, Martin. O museu de arte hoje. Publicado no Fórum Permanente.
    • GROSSMANN, M.; MARIOTTI, G. Museu Arte Hoje. São Paulo: Forum Permanente & Hedra, 2011
    • GROSSMANN, Martin. Uma cronologia para o Museu de Arte. Publicado no Forum Permanente.
    • GROSSMANN, Martin Uma cronologia para os Museus —de Arte— no Brasil. Publicado no Forum Permanente.
    • GROSSMANN, Martin. Museum Imaging Modelling Modernity, Thesis (Ph.D)–Liverpool School of Architecture and Building Engineering; 1993
    • GROSSMANN, Martin.  Do Ponto de Vista à Dimensionalidade (1996) in Item - revista de arte nº 3, Rio de Janeiro, pp 29-37.
    • HOOPER-GREENHILL,Eilean, Museums and the Shaping of Knowledge, London, Routledge, 1992
    • HOOPER-GREENHILL, Eilean, Museum and Interpretation of Visual Culture, London, Routledge, 2000
    • HORNE, D. The Great Museum, London, Pluto, 1984
    • IMPEY, O. et al The Origin of Museums, Oxford, Clarendon, 1986
    • IMPEY, O & MACGREGOR, A. The Origin of Museums: The Cabinet of Curiosities in Sixteenth and Seventeenth-century Europe Oxford, Clarendon, 1986
    • KITTLER, Friederich, Museums on the Digital Frontier, IN Anais Symposium “The End(s) of the Museum” (14 Março-4 Junho 1995), Barcelona, Fundació Antoni Tàpies, 1996, pp 67-80
    • LEVIN, M.D. The Modern Museum: Temple or Showroom?, Tel Aviv., Dvir, 1983
    • LEVY, Pier, O que é o Virtual, São Paulo, Editora 34, 1996
    • MALRAUX, A. Le Musée Imaginaire Paris, Gallimard,1965
    • MARÍAS, Fernando (ed.) Otras Meninas, Madrid, Ediciones Siruela, 1995
    • MBEMBE, Achille, Necropolítica, São Paulo, n-1 edições, 2018
    • McLUHAN, M. A Galáxia de Gutenberg; a formação do homem tipográfico, São Paulo, Edusp, 1972
    • McLUHAN, M. The Gutenberg Galaxy: The Making of Typographic Man, London, Routledge,1962
    • OBRIST, Hans Ulrich. Uma Breve História da Curadoria, São Paulo, BEI, 2010
    • O’DOHERTY, B. No Interior do Cubo Branco, a ideologia do espaço da arte, São Paulo, Martin Fontes, 2002
    • O’NEILL, Paul [Ed.] Curating Subjects, London: Open Editions. 2007
    • O´NEILL, Paul & Wilson, Mick (eds), Curating and the Educational Turn, London: Open Editions, 2010
    • PAMUK, Orhan, O Museu da Inocência, São Paulo, Companhia das Letras, 2011 <https://youtu.be/6kK8OxtNdUY>
    • PAMUK, Orhan, The Innocence of Objects, New York, Abrams / The Museum of Innocence (Istanbul), 2012
    • PAZ, Octavio. Marcel Duchamp ou o Castelo da Pureza, São Paulo, Perspectiva, 2008
    • PEARCE, Susan M. (ed.). Material culture in Museum Studies. Leicester, Leicester University Press, 1989.
    • POULOT, Dominique, Museu e Museologia, São Paulo, Autêntica, 2013
    • QUIJANO, Aníbal, Dom Quixote e os Moinhos de Vento na América Latina IN Estudos Avançados, v. 19 (55) 2005
    • ROUANET, Sérgio Paulo; GROSSMANN, Martin; SOUSA, Ana Paula. De Kant a Machado de Assis: reflexões sobre a modernidade no Brasil Livro 1: Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência. Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Avançados, 2020. DOI: https://doi.org/10.11606/9786587773025
    • RÉSSIO GUARNIERI, W. Museu, museologia, museólogos e formação. Revista de Museologia, São Paulo, (1):7-11 1989
    • SANTOS, Laymert Garcia dos. Sokúrov e a Via do Sublime @ https://www.laymert.com.br/sokurov-e-a-via-do-sublime-i/
    • SELLERS, Charles Coleman, Charles Willson Peale, a Biography, New York, Charles Scribner's Son, 1969
    • SERROTA, Nicholas, Experience or Interpretation: the dilemma of Museums of Modern Art, London, Thames & Hudson, 1996
    • STANISZEWSKI, Mary Anne. The power of Display, Cambridge, Mass., MIT Press, 1998
    • SUMMERSON, John at all, John Soane, London, Academy Editions/ St.Martin's Press; 1983
    • TYRADELLIS, Daniel. Müde Museen: Oder: Wie Ausstellungen unser Denken verändern könnten. Berlin, Diaphanes Verlag, 2014. [Museus cansados: Ou: Como as exposições podem mudar a maneira como pensamos]
    • VERGÈS, Françoise, Decolonizar o museu – Programa de desordem absoluta, São Paulo, Ubu, 2023
    • VERGO, P. New Museology, London, Reaktion, 1989
    • WARNKE, Martin, O Artista da Corte, os antecedentes dos artistas modernos, São Paulo, Edusp, 2001 (publicado originalmente na Alemanha em 1996)
    • WEIBEL, Peter & Buddensieg, Andrea (eds.), Contemporary Art and the Museum. A Global Perspective, Hatje Cantz Verlag, Ostfildern, 2007.
    • WU, Chin-Tao. Privatização da cultura: a intervenção corporativa nas artes desde os anos 80, São Paulo, Boi Tempo- SESC, 2006
    • ZANINI, Walter. Vanguardas, desmaterialização, tecnologias na arte, São Paulo Martins Fontes, 2018

     


    Leituras específicas e altamente recomendáveis:

    A questão do espaço na Modernidade:

    • FREHSE, Fraya. O Espaço na vida Social: Uma introdução.
    • SIMMEL, Georg. Sociologia do Espaço
    • FOUCAULT, Michel. De Espaços Outros
    • LEFEBVRE, Henri. Prefácio: a produção do espaço.
    • BOURDIEU, Pierre  Espaço Físico, Espaço Social e Espaço físico apropriado.

    O fim da arte

    • BELTING, Hans. O Fim da Historia da Arte, São Paulo, Cosac & Naif, 2006. (ler Prefácio / Epílogo da Arte ou da História da Arte? / O Fim da História da Arte e a Cultura Atual / A História da Arte no novo museu: a busca por uma fisionomia própria).
    • DANTO, Arthur. Após o Fim da Arte: A Arte Contemporânea e os Limites da História, São Paulo, EDUSP, 2006 (ler Prefácio  / Agradecimentos / Capitulo 1 (Introdução: Moderno, Pós-Moderno e Contemporâneo) / Capitulo 10 (Museus e Milhões de Sedentos) / Pósfacio à edição brasileira por Virginia H.A. Aita.
    • McEVILLEY, Thomas, “The End of Art” In The Triumph of Anti-Art; Conceptual and Perfomance Art in the Formation of Post-Modernism, New York, McPherson & Co., 2005 (pp- 362-372)

    Curadoria

      • BHASKAR, Michael, Curadoria, o poder da seleção no mundo do excesso, São Paulo, edições SESC, 2020
      • OBRIST, Hans Ulrich, Caminhos da Curadoria, Rio de Janeiro, Cobogó, 2014
      • OBRIST, Hans Ulrich, Uma Breve História da Curadoria, São Paulo, BE˜I, 2010
      • O'NEILL, Paul,(ed), Curating Subjects, Amsterdam, De Appel, 2007
      • O'NEILL, Paul & WILSON, Mick (ed), Curating and the Educational Turn, Amsterdam, De Appel / Open Editions, 2010
      • O'NEILL, Paul & WILSON, Mick (ed), Curating Research, Amsterdam, De Appel / Open Editions, 2015
      • VON BISMARCK, Beatriz, et all (ed). Cultures of the Curatorial, Berlin, Sternberg Press, 2012
      • WADE, Gavin (ed) Curating in the 21st Century, Walsall, The New Gallery and University of Wolverhampton, 2000

     

     

      História das Exposições

        • Afterall’s Exhibition Histories (História das Exposições) book series | Essa série de livros iniciada em 2010, aborda o que acontece quando a arte se torna pública. É resultante de um projeto de pesquisa iniciado pelo Afterall na Central Saint Martins, Londres-Inglaterra e atualmente beneficia-se da colaboração com o Centro de Estudos Curatoriais do Bard College nos Estados Unidos. <https://www.afterall.org/books/exhibition.histories/exhibition-histories>
        • GREENBERG, R. at al. (ed), Thinking about exhibitions, London, Routledge, 1996

       

        Arquivos e museus - indicação de Marilucia Bottallo e Simone Silva Fernandes (professoras convidadas)

        • BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Cap. 2. Documento, informação e meios institucionais de custódia e disseminação. In: Arquivos Permanentes: tratamento documental. Rio de Janeiro: FGV, 2004. p. 35-43.

        • BOTTALLO, M. A Informação em museus e instituições culturais: diálogos possíveis. II Seminário Serviços de Informação em museus. O trabalho da informação em instituições culturais: em busca de conceitos, métodos e políticas de preservação. Gabriel M.F. Bevilacqua (organização). São Paulo, Pinacoteca do Estado, 2012

        • BOTTALLO, M. Fabbri, A., Machado, C., Monteiro, J., Meirelles, H.M.P.A., Ramos, C.M. Documentação e Conservação de Acervos Museológicos. Diretrizes. Brodowski: Associação Cultural dos Amigos do Museu Casa de Portinari; São Paulo: Secretaria de Estado da Cultura, 2010

        • LEMAY, Yvon. Arte e Arquivos: Novas Perspectivas da Arquivologia. In: Anais do IV Seminário Internacional Arquivos de Museu e Pesquisa: A formação interdisciplinar do documentalista e do conservador / Coordenação editorial Ana Gonçalves Magalhães... [et al.]; Textos Millard Schisler... [et al.]. São Paulo: Grupo de Trabalho Arquivos de Museu e Pesquisa, 2017. p. 181-211  (Tradução Marina Barzon Silva). Disponível emhttp://www.mac.usp.br/mac/conteudo/academico/publicacoes/anais/anais_IV_seminario.pdf. Acesso em 06 out 2018.

        • MAGALDI, Monique Batista. A documentação sobre exposição em museus de arte: a musealização dos processos, a história da exposição e a museografia. Tese apresentada ao Programa de Estudos de Pós-Graduação em Ciências da Informação, UNB. Brasília: UNB, 2017. Disponível em http://repositorio.unb.br/handle/10482/24637. Acesso em 06 out 2018.

        • PATO, Ana Mattos Porto. Arte contemporânea e arquivo. Revista CPC, São Paulo, n.20, p.112–136, dez. 2015. Disponível em http://www.periodicos.usp.br/cpc/article/download/102614/107525/ . Acesso em 06 out 2018.

        • SILVA, Maria Celina Soares de Melo e. Arquivos de Museus: características e funções. Museologia e Interdisciplinariedade. vol.11, n.4, p. 35-47. mai/jun, 2013. Disponível em periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/9626 . Acesso em 06 out 2018.

        • ZAGO, Renata Cristina de Oliveira Maia.Bienais de São Paulo: Arquivo, memória e esquecimento. In: Hoffmann, Ana Maria Pimenta; Brandão,Angela; Schiappacasse,Fernando Guzmán e Solar, Macarena. História da arte: coleções, arquivos e narrativas / vários autores.Bragança Paulista-SP : Editora Urutau, 2015. p.449-462. Disponível em http://www.humanas.unifesp.br/ppgha/.../livro-historia-da-arte...arquivos-e-narrativas/at.../fi.... Acesso em 06 out 2018.