Você está aqui: Página Inicial / Eventos / Cursos / Disciplinas / Introdução à Museologia / Avisos 2024 / AVISO 2 _relato crítico 2

AVISO 2 _relato crítico 2

O relato crítico é uma ferramenta essencial para compartilhar o conhecimento e a experiência adquiridos em debates e sala de aula. Seu objetivo principal é transmitir, de forma clara e concisa, a essência de uma reflexão particular. O relator, além de descrever os fatos, deve analisar criticamente as ideias apresentadas, contextualizando-as e oferecendo sua própria perspectiva. É importante que o relato seja acessível a diferentes públicos, utilizando uma linguagem clara e objetiva. A flexibilidade na abordagem e a utilização de diferentes estilos são valorizadas, desde que o objetivo principal de comunicar e analisar seja alcançado.
  • Data de entrega do  relato crítico29/10/2024
    • Para este relato crítico leve em consideração os seguintes materiais de referência:

    1. Aula virtual.

      ICOM Brasil 2013 foi a 23ª Conferência Geral do Conselho Internacional de Museus (ICOM), um dos maiores eventos mundiais para profissionais da área de museologia. Realizado no Rio de Janeiro, entre os dias 10 e 17 de agosto de 2013, o evento reuniu cerca de 3.000 a 4.000 participantes de diversos países. O tema central daquela conferência foi "Museus (Memória + Criatividade) = Mudança Social". Essa temática incentivava a apresentação de ideias e experiências que demonstrassem o papel transformador dos museus na sociedade, utilizando a memória e a criatividade como ferramentas para promover mudanças positivas.

      Para elaboração deste relato crítico, assista as palestras desta edição do evento. A sugestão é que sejam assistidas nesta ordem:

      a) O Museu e a condição humana, (Ulpiano Bezerra de Meneses) [RELATO CRÍTICO - FP]

      b) O que deve acontecer quando você sai do museu, (Jorge Melguizo) [RELATO CRÍTICO - FP]

      c) Praça da Língua, exposição do Museu da Língua Portuguesa (José Wisnik)

      d) Os tempos que há no tempo (Mia Couto) [RELATO CRÍTICO - FP]


    Para ampliar o debate e possibilitar outras reflexões que dialoguem com os conteúdos tratados em aula, utilize algumas dessas sugestão de leituras:

        • Afterall’s Exhibition Histories (História das Exposições) book series | Essa série de livros iniciada em 2010, aborda o que acontece quando a arte se torna pública. É resultante de um projeto de pesquisa iniciado pelo Afterall na Central Saint Martins, Londres-Inglaterra e atualmente beneficia-se da colaboração com o Centro de Estudos Curatoriais do Bard College nos Estados Unidos. <https://www.afterall.org/books/exhibition.histories/exhibition-histories>
        • CRIMP, Douglas, Sobre as ruínas do museu, São Paulo, Martins Fontes, 2015
        • DUNCAN, Carol, Civilizing Rituals: Inside Public Art Museums, London, Routledge, 1995
        • Museu. In: Conceitos-chave de Museologia, de André Desvallées e François Mairesse [Texto]
        • Gabinetes de Curiosidade e Museus: sobre tradição e rompimento, do José Neves Bittencourt  [Texto]
        • GREENBERG, R. at al. (ed), Thinking about exhibitions, London, Routledge, 1996
        • GROSSMANN, Martin. O anti-museu. “Revista de Comunicações e Artes”, São Paulo, v. 24, p. 5-20, 1991
        • GUARNIERI, W. Museu, museologia, museólogos e formação. Revista de Museologia, São Paulo, (1):7-11 1989
        • POULOT, Dominique, Museu e Museologia, São Paulo, Autêntica, 2013
        • VERGÈS, Françoise, Decolonizar o museu – Programa de desordem absoluta, São Paulo, Ubu, 2023

       

      Fiquem à vontade para consultarem outros textos da Bibliografia do curso.