AVISO 1
- Data de entrega do 1º relato crítico: 18/09/2024
- Link para você ter acesso às dicas de como fazer um Relato Crítico.
- aula inaugural do catedrático Sergio Paulo Rouanet: A Modernidade e suas Ambivalências por ocasião de sua posse na sala da congregação da Faculdade de Medicina no dia 17 de maio de 2016 . Incluso a saudação de boas vindas do professor Alfredo Bosi. [dos 34 minutos do video até 1h:24] <http://www.iea.usp.br/midiateca/video/videos-2016/a-modernidade-e-suas-ambivalencias-lancamento-da-catedra-olavo-setubal-de-arte-cultura-e-ciencia> (OBS.: O texto, transcrito e editado, desta aula inaugural, está no livro coordenado pelo próprio Sergio Paulo Rouanet, disponível no portal de livros abertos da USP: http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/792.
- assistir a fala sobre o legado de Walter Benjamin da psicanalista Maria Rita Kehl no Seminário Internacional Biblioteca Walter Benjamin realizado no MAR-Museu de Arte do Rio dos dias 06 a 08 de julho de 2016 [ dos 49:20 do vídeo ao 1:26:00] <https://www.youtube.com/watch?v=6U5uvttR5RE> (vale a pena também escutar o Marcio Seligmann, professor da Unicamp).
- assistir os filmes: Berlim - Sinfonia de uma Grande Cidade (1927) | por Walter Ruttmann <https://www.youtube.com/watch?v=TVqPoV9q4ck> (duração de 1 hora), como também São Paulo, A Sinfonia da Metrópole (1929) por Adalberto Kemeny & Rudolf Rex Lustig <https://youtu.be/zgKIXzuRDYM> (duração de 1 hora). Sugestão: pensar em uma trilha sonora contemporânea para o 2º filme.
- Assistir o filme: Zona de Interesse (2023) | nas plataformas de streaming | Direção de Jonathan Glazer | https://youtu.be/dzVAp0dOeg4?feature=shared
- Assistir o Documentário: Arquitetura da Destruição do diretor Peter Cohen , 1989.
- BENJAMIN, Walter (1942) Teses sobre o conceito de História, tradução de Sérgio Paulo Rouanet. In Walter Benjamin - Obras escolhidas. Vol. 1. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. Prefácio de Jeanne Marie Gagnebin. São Paulo: Brasiliense, 1987, p. 222-232 [Obs.: disponivel aqui ]
- SEVCENKO, Nicolau. A corrida para o século XXI: no loop da montanha-russa, São Paulo: Companhia das Letras, 2001 [Obs.: disponivel aqui ] Ler páginas 11-22 assim como das páginas 126 a 131.
- CANCLINI, Nestor Garcia, "Museu para a Globalização" IN Leitores, Espectadores e Internautas, São Paulo, Iluminuras, 2008 pp 69-76. [Obs.: disponivel aqui ]
- Termo museu em TEIXEIRA COELHO, Dicionário Crítico de Políticas Culturais, São Paulo, Iluminuras, 1997 pp 269-275 <disponível no drive da disciplina: https://drive.google.com/drive/folders/1QgsE1NFSxoUeCXH_1MugoPdXP9XzQnQT?usp=sharing>
- Gabinetes de Curiosidade e Museus: sobre tradição e rompimento, do José Neves Bittencourt Texto
- Museu. In: Conceitos-chave de Museologia, de André Desvallées e François Mairesse Texto
Este relato crítico precisa levar em consideração os seguintes materiais de referência:
As aulas dadas presencialmente —focadas na problematização da cultura, da arte e do museu na Modernidade e suas fronteiras:
Audiovisual
Museu & exposição: visita ao Mube para ver a exposição de Amélia Toledo, em cartaz até o dia 01 de setembro e se possível visitar o MAC-USP e ver em particular a exposição de longa duração em cartaz: Tempos Fraturados. Sugestão: subir até a cobertura para avistar o Parque Modernista do Ibirapuera, nas alturas do antigo Detran, no edifício projetado também pelo Oscar Niemeyer.
Roteiro de leituras:
Produção de um relato critico sobre a relação entre as aulas expositivas/dialógicas sobre Modernidade + a visita ao MAC-USP + o material audiovisual listado acima e a literatura específica e de referência, também listada acima.