Cronograma 2014
HOME AVISOS OBJETIVOS DA DISCIPLINA PROGRAMA BIBLIOGRAFIA FILMOGRAFIA AVALIAÇÕES CRONOGRAMA ARQUIVO
FEVEREIRO 20 || Não haverá aula, mas os alunos já podem proceder à leitura dos textos indicados abaixo.27 || Aula introdutória. Apresentação de alunos e da disciplina. Reflexões sobre as manifestações.MARÇO 6 || Atividade programada: Medianeras (Gustavo Taretto, ARG, 2011); O homem ao lado (Gastón Duprat/Mariano Cohn, ARG, 2009). Leitura indicada: SARLO, Beatriz. “Introdução” e “Buenos Aires, cidade moderna”. In: Modernidade periférica: Buenos Aires 1920 e 1930. São Paulo: Cosac Naify, 2010.13 || Atividade programada: Playtime (Jacques Tati, FRA, 1967); Her (Spike Jonze, EUA, 2013). Leituras indicadas: BERMAN, Marshall. “Introdução: Modernidade – ontem, hoje e amanhã”. In: Tudo que é sólido desmancha no ar: a aventura da modernidade. São Paulo: Companhia das Letras, 2007; SEVCENKO, Nicolau. “Introdução”. In: A corrida para o século XXI: no loop da montanha-russa. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.20 || Atividade programada: Fausto (Alexander Sokurov, RUS, 2011). Blade Runner (Ridley Scott, EUA, 1982); 12 Anos de Escravidão (Steve McQueen, EUA, 2013); Django (Quentin Tarantino, EUA, 2012). Leitura indicada: MERLEAU-PONTY, Maurice. “A dúvida de Cézanne”. In: O olho e o espírito. São Paulo: Cosac Naify, 2004. 27 || Discussão sobre os filmes e entrega do primeiro relato crítico (sobre o conjunto de atividades e leituras feitas até agora). Dicas para a redação dos relatos críticos ABRIL 3 || Localização no espaço-tempo. Leitura indicada: ARENDT, Hannah “Entre o Passado e o Futuro”. São Paulo, Perspectiva, 1972 (prefácio + capítulo 1 & 2); BENJAMIN, Walter. Teses sobre o conceito de história. In: Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1994.Filme: Asas do Desejo (Wim Wenders) 10 || Do ponto de vista à dimensionalidade. Leitura indicada: GROSSMAN, Martin. Do ponto de vista à dimensionalidade; FOUCAULT, Michel, “Palavras e as Coisas”, S.P., Martins Fontes, 1966; PAZ, Octavio. “Marcel Duchamp ou o Castelo da Pureza”, S.P., Perspectiva, 1977 Filme: Arquitetura da destruição (Peter Cohen) 17 || Não haverá aula. Semana Santa. 24 || Aula dos estagiários PAE João e Diego. A Escola de Frankfurt e as subsequentes teorias de Modernidade inspiradas no Marxismo. Leituras indicadas: ADORNO, T. Indústria cultural e Sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 2002; BENJAMIN, W. A obra de arte na era da reprodutibilidade técnica. In: Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1994. MAIO 1 || Não haverá aula (dia do trabalho).8 || Aula Modernidade e Pós Modernidade. O Espaço na vida Social: Uma introdução. FREHSE, Fraya. Sociologia do Espaço. SIMMEL, Gerog De Espaços Outros, FOUCAULT, Michel. Prefácio: a produção do espaço. LEFEBVRE, Henri. Espaço Físico, Espaço Social e Espaço físico apropriado.BOURDIEU, PIERRE.15 ||Seminário Alana e Giovana: Tema ainda indefinido (matutino) / Seminário Thayane Gomes Veiga, Júlia Fonseca Figueiredo e Liora Mandelbaum : O Feminismo, os Estudos Culturais e outros campos da crítica (noturno)./ Seminário Stefanie Lindner Kanzian e Marcela Regina Silva de Pontes: Cultura do Espetáculo (noturno). 22 || Seminário Bruna, Juliana e Fernanda: Relação Homem e ambiente na pós modernidade (matutino) / Seminário David Auter Tavares e Guilherme Siqueira de Carvalho: Outras contribuições: Althusser, Gramsci, (noturno).29 || Seminário Carolina e Luiz: Sociedade em rede (matutino) / Seminário Martin Egon Maitino, Estela e Patrícia Oliveira Beloni: Colonialismo, Periferia, Alteridade, Tribalismo, Hibridismo (noturno). JUNHO 5 || Seminário David, Túlio e Antônio: Sociedade da Informação, Sociedade em Rede e a Cultura na Virtualidade (noturno).12 || Não haverá aula. Jogo do Brasil.19 || Não haverá aula. (Corpus Christi). 26 || Não haverá aula. Jogo em São Paulo. JULHO3 || Seminário Eduardo e Robinson: Modernismo e Pós-modernismo (noturno).Encerramento do curso e debate.