Bibliografia

Bibliografia acumulativa da disciplina ministrada desde 2014
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Bibliografia complementar

  • AGAMBEN, Giorgio “Infância e História: destruição da experiência e origem da história” Belo Horizonte, Editora UFMG, 2005
  • ARENDT, Hannah “Entre o Passado e o Futuro”. São Paulo, Perspectiva, 1972
  • ______________ "Origens do Totalitarismo, SP, Companhia das Letras, 1998
  • AUGÉ, Marc “Não-Lugares; Introdução a uma antropologia da supermodernidade”, Campinas, Papirus, 1994.
  • BERLIN, Isaiah, “Uma mensagem para o Século XX”, B.H. Âyiné, 2016
  • BOLLE, Willi “Fisiognomia da Metrópole Moderna: representação da história em Walter Benjamin” , FAPESP & EDUSP, 1994
  • BARBERO, Jesus-Martin. “Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia”. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997
  • BARTHES, Roland. “La Torre Eiffel: textos sobre la imagem”, Buenos Aires, Paidós, 2002
  • ______________, “Mitologias”, S.P., Difel, 1975
  • BAUDRILLARD, Jean. “America”, R.J., Rocco, 1986
  • ______________, “A Sociedade de Consumo”. Lisboa, Edições 70. 1991
  • ______________, “Simulacros e Simulação” , Lisboa, Relógio D’Água, 1991
  • ______________, “The Vital Illusion” , New York, Columbia University Press, 2000
  • BAUMAN, Zygmunt “O mal-estar da pós-modernidade”. R.J., Jorge Zahar, 1997
  • ________________, “Globalização”. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1999
  • ________________, “Modernidade Líquida”, S.P. Jorge Zahar, 2001
  • BENJAMIN, W. Obras Escolhidas, São Paulo, Brasiliense, 1985, v.1, 2 & 3
  • ___________, “Passagens”, Belo Horizonte, Editora UFMG, 2006
  • BERMAN, Marshall. “Tudo que é Sólido Desmancha no Ar”, S.P., Companhia das Letras, 1986
  • BOURDIEU, Pierre “O poder simbólico”. Rio de Janeiro, Bertrand, 1989
  • ________________, “Sobre a televisão”. Rio de Janeiro, Zahar, 1997
  • BOURDIEU, Pierre & DARBEL, Alain. "O Amor pela Arte" São Paulo, EDUSP e Ed. Zouk, 2003.
  • BUARQUE DE HOLLANDA, H. “Feminista, Eu?” RJ, Bazar do Tempo, 2022
  • ________________________, “Cultura e Participação nos anos 60” (com Marcos Augusto Gonçalves), SP, Brasiliense, 1982
  • CANCLINI, N. G. “Culturas híbridas”, S. Paulo, EDUSP, 1998.
  • _____________,“La Globalizacion Imaginada”. Buenos Aires, Paidos, 1999.
  • _____________, “Consumidores e Cidadãos: conflitos multiculturais da globalização”, Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1995
  • _____________, "Cidadãos Substituídos por Algoritmos" , S.P. Edusp, 2021 / versão em espanhol              online: http://www.calas.lat/sites/default/files/garcia_canclini.ciudadanos_reemplazados_por_algoritmos.pdf
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  • _____________, (ORG.) “Emergências Culturais; instituições, criadores, e comunidades no Brasil e no México”, SP, EDUSP & IEA-USP, 2023
  • CASTELLS, Manuel. “A sociedade em Rede”, São Paulo, Paz e Terra, 1999
  • _______________, “A era da informação: economia, sociedade e cultura” RJ: Paz e Terra, 1999
  • COELHO, Teixeira. “Dicionário Crítico de Políticas Culturais”, São Paulo, Iluminuras, 1997
  • _______________, “Guerras Culturais”, Sp, Iluminuras, 1997.
  • _______________, “Moderno / Pós Moderno”, São Paulo, Iluminuras, 1995
  • CRIMP, Douglas, On the Museum's Ruins, Cambridge, MIT,
  • DAVIS, Angela “Mulheres, cultura e política”, Boitempo, 2017
  • ____________, “Mulheres, Raça e Classe”, Boitempo, 2016
  • DEBORD, Guy. “A Sociedade do Espetáculo”. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997
  • DELEUZE, Gilles. “Foucault” , S. Paulo: Brasiliense, 1988.
  • _____________, “A filosofia crítica de Kant”, Lisboa : Edições 70, 1994
  • _____________, “Diferença e Repetição”, Rio de Janeiro : Graal, 1988
  • _____________, Nietzsche, Lisboa : Ed 70, 1981
  • DELEUZE, Gilles & GUATTARI ,Félix, “Mil Platôs” , S.P. Editora 34, 1997
  • DERRIDA, Jacques. “Gramatologia”, S.P., Perspectiva, 1973
  • EAGLETON, Terry “As Ilusões do Pós-Modernismo”, São Paulo, Jorge Zahar,1998
  • ECO, Umberto. “Viagem a Irrealidade Cotidiana”, R.J., Nova Fronteira, 1990
  • ____________, “Apocalípticos e integrados”. São Paulo, Perspectiva, 1979
  • EVARISTO, Conceição, Lima Duarte, C., Rosado Nunes, I. "Escrevivência: a escrita de nós”, RJ, Mina & Itaú Social, 2020
  • FANON, Frantz. “Pele negra máscaras brancas” [1952]. SP, Ubu, 2020
  • FLUSSER, Vilém. “A Dúvida”. Relume Dumará. Rio de Janeiro, 1999.
  • _____________, “Ficções Filosóficas”, São Paulo, EDUSP, 1998
  • _____________, "Filosofia da Caixa Preta, ensaios para uma futura filosofia da fotografia", São Paulo, Hucitec, 1985
  • FOSTER, Hal. “Recodificação: arte,espetáculo, política cultural”, S.P. Casa Editorial Paulista, 1996
  • _____________, “Postmodern Culture”, London, Pluto, 1983
  • _____________, “A identidade cultural na pós-modernidade”, R.J. : DP7A, 2002
  • _____________, “Diseño y Delito” , Madrid, Akal, 2004
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  • ________________, “Palavras e as Coisas”, S.P., Martins Fontes, 1966
  • ________________, “Vigiar e Punir”. Petrópolis, Ed. Vozes, 1977
  • ________________, “Microfísica do Poder”. Rio de Janeiro, Graal. 1979
  • GLISSANT, Edouard, “Poética da Relação”, RJ, Bazar do Tempo, 2021
  • HABERMAS, Jurgen “O discurso filosófico da modernidade”. S. P., Martins Fontes, 2000.
  • HALL, Stuart, “Da Diáspora: Identidades e Mediações Culturais”, B.H., Editora UFMG, 2023
  • __________, “A Identidade Cultural na Pós - Modernidade”, RJ, Lamparina, 2006
  • __________, “Cultura e Representação”, Apicuru, 2016
  • HAN, Byung-Chul. “No Enxame”, Petrópolis, Vozes, 2019
  • _______________. “Psicopolítica”, Relógio D'Água Editores, 2015,
  • _______________. “Hiperculturalidade: cultura e globalização”, Petrópolis, Vozes, 2019
  • _______________. “Sociedade do Cansaço”, Vozes, Petrópolis, 2015
  • HARVEY, David. “Condição Pós-Moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural”, São Paulo, Loyola, 1993
  • HORNE, Donald. “The Public Culture”, London, Pluto, 1986
  • HORNE, Rebecca & BERBERICH, Frank. “ The Shock of September 11 and the Mystery of the other”, NY, Lettre International, 2002
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  • _______________, “After the Great Divide: Modernism, Mass Culture and Postmodernism”, London, McMillan, 1992
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  • KOPENAWA, D. e ALBERT, B. “A queda do céu: palavras de um xamã Yanomami”. São Paulo: Companhia das Letras, 2015,
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  • SMITH, Gary, “On Walter Benjamin: critical essays and recollections” , London, MIT Press, 1991
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  • NELSON, Ted. “Computer Lib / Dream Machines”, Washington, Tempus, 1987
  • TESTER, Keith (ed.) “The Flâneur” , London, Routledge, 1994
  • VÁZQUEZ, Rolando “Vistas of Modernity; decolonial aesthesis and the end of the contemporary”, Amsterdam, Mondriaan Fund, 2020
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  • VIDLER, Anthony. “Warped Space; Art, Architecture, and Anxiety in Modern Culture” Cambridge, MIT, 2000
  • VIRILIO, Paul, “Velocidade e Política”. S.Paulo: Estação Liberdade, 1996.

 

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