Você está aqui: Página Inicial / Eventos / Cursos / Disciplinas / Estados, Formas e Processos da Cultura na Atualidade / Avisos / AVISO 2: Notícias do nosso curso CBD-0282 diante da pandemia

AVISO 2: Notícias do nosso curso CBD-0282 diante da pandemia

Carríssim@s alun@s,

Antes de mais nada minhas sinceras desculpas por não ter enviado esse email antes.

Vários processos precisavam de minha participação uma vez que são muitos os projetos que demandam minha atenção e coordenação. No caso de nossa disciplina, confesso que ainda não sei se podemos levá-la adiante como uma disciplina à distância. Ainda mais agora com a WWCC - world wide crise do coronavirus. (falo disso na minha ultima coluna no radio).

Vocês e a Pro Reitoria de Graduação querem saber se podemos operar as aulas à distância. Neste momento não tenho a resposta. Peço a compreensão de vocês.

Um dos problemas é que a USP não se preocupou com isso antes. Não temos ainda e de fato uma infra-estrutura institucional necessária para produzir ambientes virtuais de ensino. Na ECA pouquíssimos professores desenvolveram metodologias de ensino à distância. Os MOOCs (massive open online courses) ainda estão em fase experimental. Ou seja, ainda não estou certo se é possivel estruturar uma etapa de ensino à distância no caso de nossa disciplina Estados, Formas, Processos da Cultura na Atualidade. Como prezo muito as aulas mais dialógicas, é muito importante —central diria—  a interação presencial com vocês, alun@s. Como promover isso online?

Quando fui conselheiro do Conselho Estadual de Educação sempre me posicionei criticamente em relação ao que era considerado "ensino à distância" no ensino superior. Uma parte das Faculdades privadas oferece um ensino à distância que é de baixíssima qualidade. Ambientes virtuais de aprendizagem são custosos e exigem planejamento e execução profissional multidisciplinar. Nesses casos o ensino à distância é entendido como "economia" de recursos e não como um novo desafio, uma nova fronteira para o ensino e aprendizagem, bem como para o debate e interação, tão próprios de um ambiente acadêmico.

O IEA-USP fechou suas portas, dispensou seu funcionários, e os projetos que coordeno por lá agora são todos tocados por processos na virtualidade.  Isso se faz por meio de ferramentas de comunicação online como o zoom, o whereby, o webex (cisco) que tem demonstrado que são melhores do que o já clássico skype. Desde 3a feira tenho participado de reuniões virtuais com formações diversas e testando essas plataformas. O Gabriel, aluno da engenharia, sugeriu o uso do Google Meet. Preciso testar. Mas agradeço a dica e a demonstração que o curso deve continuar, ao migrar para a virtualidade. Isso é um incentivo para que eu ainda não tome a decisão de cancelar a disciplina, ou colocá-la em stand-by.

Uma outra coisa que vai acontecer, caso seguimos com aulas virtuais é o fato de que isso afeta muito a espontaneidade. Eu, em particular, não sei se vou me dar bem atuando nesse ambiente, assim de supetão. Sem ter feito experimentos, testes, etc. i.e. um dos projetos que estou tocando no IEA, é o da criação e desenvolvimento de um MOOC <http://www.iea.usp.br/en/news/shooting-mooc-time>. Participando deste processo desde o inicio (este é o contexto: http://intercontinental-academia.ubias.net/), vejo o quão trabalhoso e desafiante é desenvolver um MOOC.   Ou seja, preparar aulas online não é nada trivial. Só para vocês terem uma idéia, as vezes eu demoro meio período para produzir uma coluna de radio, pois demanda pesquisa específica, um modo de falar também específico para o meio e a edição final (a radio USP não tem equipe para ajudar os colunistas nesta tarefa). Por fim, tecnologicamente, eu não tenho programas de edição de video que poderia usar para produzir aulas virtuais... Isso tudo dentro de um panorama de trabalho que exige que eu me dedique a esses outros projetos em andamento. Para produzir aulas elaboradas da maneira que entendo que deveriam ser elaboradas para a virtualidade tomam tempo.

Desculpem o meu desabafo, mas entendo que este seja necessário para que vocês entendam o meu silêncio e para que eu possa nesse final de semana tomar uma decisão se podemos prosseguir as aulas à distância.

Copio a coordenadora da graduação do departamento para que ela nos acompanhe nesse processo.

Boa noite e bom final de semana

sinceramente

Martin