AVISO 8: 3º bloco da disciplina na virtualidade - Atividades do mês de maio de 2020
Caríssimos alun@s.
Vamos para o nosso 3º bloco da disciplina (4º relatório critico) na virtualidade.
Nosso tema para o próximo encontro, daqui a uma semana, continuará a ser o da modernidade | modernismo mas com a adição de mais um componente: a vanguarda. Acho importante trabalharmos um pouco mais estes dois conceitos que nos ocuparam ultimamente, bem como explorar este novo fator que complexifica um pouco mais esse entendimento, mas que é fundamental para compreendermos melhor a crise existencial e cultural que vivenciamos desde a passagem de século. Nesse sentido, o presenteísmo em nossos tempos também receberá nossa atenção. Vamos continuar a ter a arquitetura como um dos principais referenciais simbólicos, mas a arte também terá protagonismo. O contraste, a complementariedade, o contra-ponto, a antítese das duplas exploradas continuarão a pontuar nosso debate, e.g.: modernidade funcional <> modernidade emancipatória; inovação <> invenção; paradigma <> paradoxo; modernidade <> modernismo; modernismo <> vanguarda; arte <> anti-arte; etc.
Em termos de geolocalização, se enfatizamos na aula passada o Rio de Janeiro, como nascedouro de nosso modernismo, vamos voltar a Berlim e outras metrópoles européias para que atuem como um certo "espelho" de nossa modernidade/modernismo.
Para este bloco mudei um pouco a nossa dinâmica. O 4º relato crítico não será entregue na véspera da próxima aula, mas na quarta-feira dia 13 de maio, com horário limite as 23:59.hs. Ou seja, uma semana depois de nosso próximo encontro virtual no dia 07 de maio.
A seleção abaixo é, desta vez, mais literária e menos audiovisual. O material audiovisual está em inglês, mas entendo que ambos são compreensíveis pois a fala é clara e pausada. Em relação aos textos há uma variedade, diversidade, que espero sejam atraentes para vocês. Há textos de referencia, mas há também e em grande parte, textos "secundários" que tem uma particularidade: são produzidos nos bastidores do modernismo, ou seja, possuem uma intimidade com a criação e com o espírito de época. O que também me orientou nesta "curadoria" não foi necessariamente a "arte" mas o mundo das idéias e uma história das idéias. Boas leituras!
O 4º relato crítico tem uma pergunta de base: O Modernismo acabou, mas as vanguardas também?
ARTE [ler os 3 textos + assistir a entrevista]:
- DUCHAMP, M. O ato criador. In: BATTCOCK, G. (Org.). A nova arte. São Paulo: Perspectiva, 1986. p. 71-74. Este pequeno texto encontra-se na pasta "textos_livros" do Google Drive da disciplina.
- CAMILLO OSORIO, Luiz . Octavio Paz depois de Duchamp. O que nos faz pensar, [S.l.], v. 24, n. 37, p. 131-140, sep. 2015. ISSN 0104-6675. Disponível em: <http://www.oquenosfazpensar.fil.puc-rio.br/index.php/oqnfp/article/view/466>. Acesso em: 29 apr. 2020.
- GROSSMANN, M. (1994). "Dilação" em Duchamp: uma atitude consciente no interior de uma construção paradoxal. Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 21(10), 48-72. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.1994.65511
- Marcel Duchamp é entrevistado pelo então diretor do Museu Guggenheim de Nova Iorque James Johnson Sweeney no Museu de Arte da Filadélfia (1956) <https://youtu.be/Wuf_GHmjxLM> [em inglês]
- PAZ, Octavio. Marcel Duchamp ou o Castelo da Pureza. São Paulo, Perspectiva 2004.
VANGUARDA [do mestrado de Jose Pedro Antunes, que se apresenta na forma de uma tradução comentada do livro de Peter Burger, "Teoria da Vanguarda" ler a introdução pgs 2-10 e os comentários do tradutor pgs 187-198. A tradução em si do livro está entre as pgs 12 e 186 (leitura não obrigatória). Ler também a resenha de Vladmir Luis da Silva sobre o mesmo livro]:
- ANTUNES, Jose Pedro. A tradução comentada de teoria da vanguarda de Peter Burger. 1989. 263f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, [SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/269870>. Acesso em: 13 jul. 2018.
- BURGER, Peter (trad. Jose Pedro Antunes). Teoria da Vanguarda, São Paulo, Ubu editora, 2017
- SILVA, Vladmir Luis da. TEORIA DA VANGUARDA. Projeto História : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História, [S.l.], v. 43, abr. 2012. ISSN 2176-2767. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/revph/article/view/9098>. Acesso em: 30 abr. 2020.
METROPOLE | MODERNIDADE [ler os trechos que foram escaneados do livro de Florian Illies bem como o artigo de Anita Helena Schlesener, assistir o filme de Wim Wenders, apesar de não ter subtítulos em português]:
- ILLIES, Florian, 1913: Antes da Tempestade. São Paulo, Estação Liberdade, 2016. ( encontra-se na pasta "textos_livros" do Google Drive da disciplina)
- SCHLESENER, Anita Helena. Educação e infância em alguns escritos de Walter Benjamin. Paidéia (Ribeirão Preto), Ribeirão Preto , v. 21, n. 48, p. 129-135, Apr. 2011 . <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2011000100015&lng=en&nrm=iso>. access on 30 Apr. 2020. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2011000100015.
- WHYTE, I., & FRISBY, D. (Eds.). (2012). Metropolis Berlin: 1880–1940. University of California Press. pp638 <https://books.google.com/books/about/Metropolis_Berlin.html?id=Q0pLOgzOA8gC> [em inglês]
- SEVCENKO, Nicolau. Monumento e Alumbramento IN Markus Hamershoven, Monumento em Movimento, catálogo de exposição, São Paulo, Centro Cultural São Paulo, 1994, pp 6-8. <http://www.centrocultural.sp.gov.br/livros/pdfs/monumento.pdf>
- BENJAMIN, Walter A Infância em Berlim por volta de 1900 In Benjamin, Walter. Obras Escolhidas II Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo. Editora Brasiliense, 1994. pp. 73-142.
- Wim Wenders, filme: Wings of Desire (Asas do Desejo) 1987 , 2:07:44 <https://youtu.be/OJ79h-wTehQ> OBS.: em alemão com legendas em inglês
ARQUITETURA E URBANISMO [ler o artigo de Lara Melo Souza e matéria no site da DW, bem como folhear o projeto encaminhado para a UNESCO pela cidade de Berlim em 2006, e por fim assistir o video abaixo]
- MELO SOUZA Lara Berlim Duplicada: a construção de uma candidatura para o Patrimônio mundial IN Revista Restauro v.1, n.2 (2017), Ago.-Dez. 2017 < http://web.revistarestauro.com.br/berlim-duplicada-a-construcao-de-uma-candidatura-para-o-patrimonio-mundial/>
- Proposta de inserção na Lista de Patrimônio Mundial da UNESCO das habitações sociais de estilo moderno de Berlim dos anos 1920, submetida em janeiro de 2006 [em inglês] . Encontra-se na pasta "textos_livros" do Google Drive da disciplina
"Os assentamentos de habitação social construídos em Berlim durante a década de 1920 são uma herança que une todas as conquistas positivas do início do modernismo. Eles representam um período em que Berlim foi respeitada em todo o mundo por sua progressão política, social, técnica e cultural. Esse ambiente criativo facilitou o desenvolvimento de acordos que podem ser considerados tanto obras de arte quanto conquistas de políticas sociais e de saúde. Quando os melhores arquitetos e arquitetos de jardins da Alemanha se envolveram, os conjuntos habitacionais se tornaram o modelo e o instrumento real para o desenvolvimento da arquitetura. Sua influência pôde ser sentida mesmo décadas depois. As transformações políticas e econômicas na Alemanha após a Primeira Guerra Mundial tornaram o desenvolvimento de conjuntos habitacionais objeto de política social. Após a incorporação de comunidades vizinhas por Berlim para formar uma grande cidade em 1920, os social-democratas adquiriram uma influência cada vez maior no desenvolvimento urbano municipal. As novas sociedades sindicais e cooperativas de construção como a GEHAG, que eram seus aliados próximos, propagaram o moderno desenvolvimento da habitação social. A Grande Berlim, com suas amplas propriedades não desenvolvidas, tornou-se o local de experimentos no desenvolvimento de apartamentos modernos para o povo."(trecho retirado do projeto e traduzido pelo Google Translator, com uma breve revisão do professor)
- Bauhaus em Berlim, matéria publicada no site da DW-Deutsche Welle <https://www.dw.com/pt-br/bauhaus-em-berlim/a-47158387>
- Quando a arquitetura moderna realmente começou? | ARTiculations <https://youtu.be/Ym2CGp69oBQ> [em inglês]