AVISO 3: Primeira atividade na virtualidade — do dia 30 de março ao dia 09 de abril
prezad@s alunos,
Antes de mais nada espero que tod@s estejam razoavelmente bem. O coronavirus veio para ficar. Já há casos na USP e até uma fatalidade, morador do CRUSP. Tenho também muita proximidade com 3 casos que estão hospitalizados. Provavelmente eu já esteja infectado, mas a sensação é de certo desamparo, seja pela falta de testes, seja pela enxurrada desmedida de informação que recebemos constantemente, bem como pela postura insana, insensata, etc. de nossos governantes que colocam suas ambições de poder a todo custo, diante de vidas humanas. Mas o que talvez mais nos preocupe é o comportamento deste vírus com transtorno ciclotímico... Como ele pode vir a ser colérico, a situação médica muda num piscar de olhos. A desigualdade deste país tornam as coisas ainda mais temerosas. Enfim, melhor investir parte de nossa atenção ao estudo, no intercâmbio de idéias pois assim também driblamos a paranóia e suavizamos a nossa ansiedade. Um bom modo para socializar neste momento também.
Depois de ruminar sobre a possibilidade de migrar temporariamente a disciplina para um ambiente virtual, tenho a seguinte proposta a fazer:
Em caráter experimental, laboratorial, vamos dar prosseguimento a disciplina. Ou seja, teremos que ter paciência pois esse única possibilidade, além do cancelamento, terá que ser construída durante a nossa jornada, de forma coletiva, ou seja, um avião em desenvolvimento durante seu voo inaugural...Proponho a seguinte dinâmica inicial, a ser testada:
- "aulas virtuais" com indicação de videos disponíveis na internet tendo como suporte leituras indicadas para cada "aula virtual". Como estamos operando todos à distância, seguindo as recomendações da quarentena, não temos condições neste momento de produzir aulas a serem ministradas à distancia. Assim sendo, optei por fazer uma curadoria de falas/debates/aulas disponíveis na internet para que sejam vistas por vocês. Textos de leitura obrigatória serão indicados.
Vamos fazer, portanto, neste momento, aula por aula. Ou seja, ainda não temos o desenho do programa. Isso se deve principalmente pelo "sign of the times". Impossível planejar minimamente o nosso futuro de curto prazo.Assim sendo, não vamos considerar neste momento as ultimas 2 semanas sem aula e portanto re-iniciarmos a disciplina nesta semana (30/03 a 3/04) com uma aula virtual sobre "Modernidade" com o seguinte programa:
- assistir a aula inaugural do catedrático Sergio Paulo Rouanet: A Modernidade e suas Ambivalências por ocasião de sua posse na sala da congregação da Faculdade de Medicina no dia 17 de maio de 2016 . Incluso a saudação de boas vindas do professor Alfredo Bosi. [dos 34 minutos do video até 1:24] <http://www.iea.usp.br/midiateca/video/videos-2016/a-modernidade-e-suas-ambivalencias-lancamento-da-catedra-olavo-setubal-de-arte-cultura-e-ciencia>
- assistir a fala sobre o legado de Walter Benjamin da psicanalista Maria Rita Kehl no Seminário Internacional Biblioteca Walter Benjamin realizado no MAR-Museu de Arte do Rio dos dias 06 a 08 de julho de 2016 [ dos 49:20 do vídeo ao 1:26:00] <https://www.youtube.com/watch?v=6U5uvttR5RE>
- assistir o filme: Berlim - Sinfonia de uma Grande Cidade (1927) | por Walter Ruttmann <https://www.youtube.com/watch?v=TVqPoV9q4ck> (duração de 1 hora).
Roteiro de leituras:
- Benjamin, Walter (1942) Teses sobre o conceito de História, tradução de Sérgio Paulo Rouanet. In Walter Benjamin - Obras escolhidas. Vol. 1. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. Prefácio de Jeanne Marie Gagnebin. São Paulo: Brasiliense, 1987, p. 222-232 <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3957253/mod_resource/content/1/Teses%20sobre%20o%20conceito%20de%20hist%C3%B3ria%20%281%29.pdf>
- Löwy, Michael. (2002). A filosofia da história de Walter Benjamin. Estudos Avançados, 16(45), 199-206. https://doi.org/10.1590/S0103-40142002000200013
- Bolle, Willi A METRÓPOLE COMO HIPERTEXTO: A ENSAÍSTICA CONSTELACIONAL NO “PROJETO DAS PASSAGENS” DE WALTER BENJAMIN in Walter Benjamin: experiência histórica e imagens dialéticas / organização Carlos Eduardo Jordão Machado, Rubens Machado Jr., Miguel Vedda . 1. ed. – São Paulo: Editora Unesp, 2015 <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4179964/mod_resource/content/2/WALTER%20BENJAMIN%20EXPERI%C3%8ANCIA%20HIST%C3%93RICA%20E%20IMAGENS%20DIAL%C3%89TICAS.pdf>
- http://www.iea.usp.br/noticias/rouanet-inaugura-catedra-olavo-setubal-de-arte-cultura-e-ciencia
Depois de assistir e ler todo este material, iniciar a produção de 2º relato critico da disciplina que consiste em:
- indicar uma trilha sonora para o filme Berlim - Sinfonia de uma Grande Cidade (ainda realizado durante a fase do cinema mudo). Apesar de mudo, o filme tem diferentes trilhas sonoras desde sua criação. IMPORTANTE: justificar a escolha desta trilha.
- produção de um relato critico sobre a relação entre o material audiovisual e a literatura específica e de referência.
DATA DE ENVIO DO 2º RELATO CRITICO: quarta-feira dia 08 de abril até as 23:59.
ENCONTRO/AULA VIRTUAL com vocês via algum programa de videoconferência a ser confirmado mais adiante. HORÁRIO do encontro: quinta-feira dia 09 de abril das 19:00 as 22:00
Bom proveito!
saudações
Martin