AVISO 4: 2º relato crítico
DATA DE ENVIO por email: domingo dia 04 de junho (domingo) até as 23:59.
Considerando as ultimas e atuais aulas dadas presencialmente —focadas na problematização da Modernidade— este 2º relato crítico possui como principais referenciais históricos-teóricos-conceituais o material listado abaixo.
Audiovisual:
- aula inaugural do catedrático Sergio Paulo Rouanet: A Modernidade e suas Ambivalências por ocasião de sua posse na sala da congregação da Faculdade de Medicina no dia 17 de maio de 2016 . Incluso a saudação de boas vindas do professor Alfredo Bosi. [dos 34 minutos do video até 1h:24] <http://www.iea.usp.br/midiateca/video/videos-2016/a-modernidade-e-suas-ambivalencias-lancamento-da-catedra-olavo-setubal-de-arte-cultura-e-ciencia> (O texto, transcrito e editado, desta aula inaugural, está no livro coordenado pelo próprio Sergio Paulo Rouanet, disponível no portal de livros abertos da USP: http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/792
- assistir a fala sobre o legado de Walter Benjamin da psicanalista Maria Rita Kehl no Seminário Internacional Biblioteca Walter Benjamin realizado no MAR-Museu de Arte do Rio dos dias 06 a 08 de julho de 2016 [ dos 49:20 do vídeo ao 1:26:00] <https://www.youtube.com/watch?v=6U5uvttR5RE> (vale a pena tambem escutar o Marcio Seligmann).
- assistir os filmes: Berlim - Sinfonia de uma Grande Cidade (1927) | por Walter Ruttmann <https://www.youtube.com/watch?v=TVqPoV9q4ck> (duração de 1 hora), como também São Paulo, A Sinfonia da Metrópole (1929) por Adalberto Kemeny & Rudolf Rex Lustig <https://youtu.be/zgKIXzuRDYM> (duração de 1 hora).
Museu & exposição: visita ao Museu de Arte Contemporânea da USP | MAC-USP e a exposição de longa duração em cartaz: Tempos Fraturados
Roteiro de leituras:
- BENJAMIN, Walter (1942) Teses sobre o conceito de História, tradução de Sérgio Paulo Rouanet. In Walter Benjamin - Obras escolhidas. Vol. 1. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. Prefácio de Jeanne Marie Gagnebin. São Paulo: Brasiliense, 1987, p. 222-232 [Obs.: está na pasta de leituras do Google Drive]
- LÖWY, Michael. (2002). A filosofia da história de Walter Benjamin. Estudos Avançados, 16(45), 199-206. https://doi.org/10.1590/S0103-40142002000200013
- BOLLE, Willi A METRÓPOLE COMO HIPERTEXTO: A ENSAÍSTICA CONSTELACIONAL NO “PROJETO DAS PASSAGENS” DE WALTER BENJAMIN in Walter Benjamin: experiência histórica e imagens dialéticas / organização Carlos Eduardo Jordão Machado, Rubens Machado Jr., Miguel Vedda . 1. ed. – São Paulo: Editora Unesp, 2015 <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4179964/mod_resource/content/2/WALTER%20BENJAMIN%20EXPERI%C3%8ANCIA%20HIST%C3%93RICA%20E%20IMAGENS%20DIAL%C3%89TICAS.pdf>
- Materia no site do IEA-USP sobre posse de Rouanet: http://www.iea.usp.br/noticias/rouanet-inaugura-catedra-olavo-setubal-de-arte-cultura-e-ciencia
- SEVCENKO, Nicolau. A corrida para o século XXI: no loop da montanha-russa, São Paulo: Companhia das Letras, 2001 [Obs.: está na pasta de leituras do Google Drive]
Depois de assistir e ler todo este material, iniciar a produção de 2º relato critico da disciplina que consiste em:
- indicar uma trilha sonora para os dois filmes Berlim - Sinfonia de uma Grande Cidade & São Paulo, A Sinfonia da Metrópole (ambos realizados durante a fase do cinema mudo). Apesar de mudo, os filmes possuem diferentes trilhas sonoras desde sua criação. IMPORTANTE: justificar a escolha desta trilha, uma para cada filme.
- produção de um relato critico sobre a relação entre as aulas expositivas/dialógicas sobre Modernidade + o material audiovisual listado acima e a literatura específica e de referência, também listada acima.
DATA DE ENVIO DO 2º RELATO CRITICO: domingo dia 04 de junho (domingo) até as 23:59.