AVISO 1: Boas vindas!
Em 2022, depois de dois anos operando remotamente, voltamos às aulas presenciais. VIVA!
Iniciaremos as atividades da disciplina na semana de recepção aos calouros da ECA-USP com um primeiro encontro no sábado dia 19 de março as 14:30 no Centro Cultural do SESI na FIESP na Avenida Paulista. Nesta ocasião reuniremos os alunos do matutino e do noturno, bem como os do programa USP 60+. Isso permitirá que vocês se conheçam de forma mais informal em um ambiente sociocultural localizado em um dos principais eixos culturais da cidade de São Paulo. Visitaremos juntos a exposição "Era uma vez o Moderno" que é resultado da parceria do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP) e do Centro Cultural Fiesp (CCF). A curadoria é do professor e pesquisador Luiz Armando Bagolin, do IEB/USP, e do historiador Fabrício Reiner.
O ponto de encontro será o espaço ao lado da bilheteria do CCF na parte inferior do complexo (na superior está a exposição que visitaremos). Seremos recebidos por Alcides Moraes Neto, mediador cultural no CCF.
Ocasionalmente teremos aulas no sábado para que possamos visitar outras exposições e espaços culturais da cidade de São Paulo, uma vez que esse arranjo permite que possamos reunir as duas turmas (diurno & noturno). Aqueles que não puderem comparecer, deverão visitar a exposição em outro momento e apresentar um relato critico da experiência.
As aulas tanto do diurno como do noturno terão lugar na ECA em sala ainda a ser indicada pelo CBD- Departamento de Informação e Cultura. O departamento passa por uma grande reforma que infelizmente não ficou pronta para nos receber no inicio do semestre. A previsão é a de que teremos acesso as salas de aula do departamento somente em início de maio.
A disciplina também dispõe de um email: cbd0282@gmail.com, principal meio de comunicação entre o professor e os alunos, além deste site.
O site ainda será atualizado levando em conta o calendário de graduação da USP para este primeiro semestre e o programa da disciplina em elaboração. Recomendo que naveguem e observem como a disciplina foi organizada em anos passados e também para que se familiarizem com a bibliografia e filmografia.