Daniela Avelar Rodrigues
Mestranda em artes pela UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais, com o projeto de pesquisa intitulado “Condições para a implantação de um paradigma decolonial em práticas curatoriais e pedagógicas no Museu de Arte de São Paulo (MASP)”. Especialista em Gestão Cultural pelo Centro Universitário UNA (2014), bacharela e licenciada em História pela Universidade Federal de Viçosa (2013),com formação complementar em História da Arte pela Universidade de Córdoba, Espanha (2011/2012).
Atualmente é assistente curatorial no MASP (desde maio 2022). Vem atuando como educadora, historiadora, gestora de acervos, produtora cultural e curadora. Foi Analista de Projetos Culturais do Centro Cultural SESIMINAS BH, responsável pelo Centro de Memória do Sistema FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais). Foi membro do Comitê Gestor e do Comitê de Comunicação da Rede de Educadores de Museus de Minas Gerais (REM-MG), colaborando com sua fundação. Fui Supervisora de Educação e Educadora no Instituto Inhotim de 2013 a 2019, atuando na formação de educadores e de funcionários, programações públicas, gestão da plataforma virtual Rede Educativa Inhotim e gestão da Biblioteca e do Centro Inhotim de Memória e Patrimônio, além da coordenação de projetos de pesquisa e de intercâmbios institucionais.
Foi bolsista de Capacitação de Profissionais de Museus pelo Ibermuseus (2018), quando foi residente no Ferrowhite Museo Taller, em Bahía Blanca, Argentina, investigando as estratégias de relacionamento comunitário do museu.