Aline Montenegro Magalhães
Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), mestrado e doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004 & 2009). Atualmente é docente do Museu Paulista da USP após atuar por mais de 20 anos como historiadora no Museu Histórico Nacional, tendo assumido o cargo de diretora substituta entre fevereiro e julho de 2022. Naquele museu, além de diretora, foi técnica em assuntos culturais.
Foi docente no curso de MBA em Gestão de Museus da Universidade Cândido Mendes. Foi bolsista pós-doutorado Sênior do CNPq, entre 2018 e 2020, desenvolvendo o projeto de pesquisa "Os negros no Museu Histórico Nacional: por uma coleção descolonizada. 1922-2018". Tem experiência na área de História, com ênfase em Escrita da História nos museus e no patrimônio, atuando principalmente nos seguintes temas: museus, colecionismo, historiografia, escrita da história, Museu Histórico Nacional e heranças materiais da diáspora africana no Brasil.
É autora, entre outros trabalhos, do livro “Culto da saudade na Casa do Brasil: Gustavo Barroso e o Museu Histórico Nacional ".
Conteúdo relacional:
- Disciplina de graduação na ECA-USP: Estados, Formas e Processos da Cultura na Atualidade
- http://lattes.cnpq.br/8944196025407052