Virginia Perez Rattón
Virginia Perez Rattón (1950-2010) foi artista, historiadora da arte, crítica de arte e curadora costa-riquenha. Devotou grande parte de sua vida à promoção das artes visuais e ao desenvolvimento de artistas na América Central e Caribe.
Graduou-se em literatura francesa na Universidade da Costa Rica. Fez seu primeiro estudo artístico na França com Grace Blanco (desenho), Lola Fernández (pintura) e Juan Luis Rodríguez (gravura). Estudou gravura em 1987 na École Nationale Supérieure des Arts Décoratifs em Paris, continuando seus estudos posteriormente em Strasbourg.
A partir de 1994, dirigiu o Museu de Arte Contemporânea e Design em San José. Organizou uma série de exibições de artistas regionais e estimulou diversas iniciativas artísticas - uma delas a fundação em 1999 do centro de arte TEOR/éTica, com o objetivo de promover a arte contemporânea da região. Organizou diversas conferências e exposições internacionais.
Em 2002 recebeu o Prince Claus Award na Holanda, e o Prêmio Nacional da Cutura Magón do Ministério da Cultura e Juventude da Costa Rica em 2009.