Você está aqui: Página Inicial / Pessoas / Teresa Gleadowe

Teresa Gleadowe

curadora, escritora, editora com ampla experiência em artes visuais contemporâneas no Reino Unido e internacionalmente

Em 1992, Teresa Gleadowe fundou o Mestrado em Curadoria de Arte Contemporânea no Royal College of Art, em Londres, e dirigiu o programa até 2006. Este foi o primeiro curso superior voltado a formação de curadores no mundo. Foi consultora de pesquisa e editora da série Exhibition Histories, publicada pela Afterall.

Gleadowe desenvolveu vários projetos que exploram ideias de lugar, incluindo a Falmouth Convention na University College Falmouth em 2010; a Penzance Convention na Newlyn Art Gallery & The Exchange, Reino Unido, em 2012; e a série contínua de Cornwall Workshops em Kestle Barton na Lizard Peninsula, Reino Unido. Em 2012, ela fundou o CAST (Cornubian Arts and Science Trust), com sede em Helston, Inglaterra, onde é diretora do Groundwork, um programa de exposições, viagens de campo, workshops e palestras em diversos locais, desenvolvido em parceria com a Tate St Ives, a Newlyn Art Gallery & The Exchange e a Kestle Barton.

Em 1983, na 17ª edição da Bienal de São Paulo, foi a curadora, juntamente com Nicholas Serota, da representação inglesa que selecionou trabalhos recentes de seis escultores do Reino Unido, Tony Cragg, Richard Deacon, Antony Gormley, Anish Kapoor e Alison Wilding. As obras desses artistas atraíram considerável atenção internacional no início da década de 1980. Vários desses artistas já haviam exposto juntos anteriormente e os comentaristas identificaram algumas características em comum: abertura, sagacidade, humor, ironia e clareza em sua abordagem, uma atitude pragmática em relação aos materiais, economia de meios e elegância de execução.

 

Conteúdo relacionado: