Renata Bittencourt
Atualmente coordena o Educativo do Instituto Moreira Salles – IMS
Diretora Executiva do Instituto Inhotim em Brumadinho, Minas Gerais de abril de 2019 a agosto de 2020.
Diretora de Processos Museais do IBRAM-Instituto Brasileiro de Museus, do MinC (2017-2019).
Secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural no MinC-Ministério da Cultura em 2016.
Foi coordenadora da Unidade de Formação Cultural (UFC) da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo (2012-2016), além de gerente do Núcleo de Educação do Instituto Itaú Cultural (2002-2012). Presidente do programa IberCultura Viva (2015-2017).
Ao longo de sua carreira Renata Bittencourt tem atuado como gestora no setor cultural nos âmbitos público e privado, na criação e no gerenciamento de projetos.
Mestra e Doutora em História da Arte pela Universidade Estadual de Campinas, graduada em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Cursou também especializações em Estudos de Museus de Arte e Gestão de Processos de Comunicação e Cultura pela Universidade de São Paulo (USP). Em 1997 e 1998, como bolsista da organização Fulbright, em Washington D.C. (EUA), dedicou-se à observação de programas de compromisso social de instituições culturais.
- Dissertação de mestrado: Modos de negra e modos de branca : o retrato "Baiana" e a imagem da mulher negra na arte do seculo XIX
- Tese de doutorado: Um dândi negro : o retrato de Arthur Timótheo da Costa de Carlos Chambelland