Paulo Venâncio
Fonte da imagem é : http://www.modernamuseet.se/feature/2008/Rio/paulo_vf.jpg
Paulo Venancio Filho é curador, crítico de arte, professor titular de História da Arte na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro e pesquisador do CNPq . Mestre e Doutor pela Escola de Comunicação da UFRJ. É autor dos livros “Waltércio Caldas: Manual da Ciência Popular” (Funarte, 1982), “Marcel Duchamp: A Beleza da Indiferença” (Brasiliense, 1986), “Milton Dacosta: A construção da pintura” (Cosac&Naify, 1999), “Primos entre si: Temas em Proust e Machado de Assis” (Nova Fronteira, 2000) e “Iberê Camargo” ( Banco Pactual, 2001) . Publicou artigos em revistas, jornais e textos de catálogos sobre vários artistas modernos e contemporâneos brasileiros entre eles Antonio Manuel, Oswaldo Goeldi, Cildo Meireles, Lygia Pape, Waltércio Caldas, Mira Schendel, Franz Weissmann, Iole de Freitas, Carlos Zílio, Anna Maria Maiolino, Nuno Ramos, Raul Mourão e Fernanda Gomes.
Escreveu para os seguintes catálogos publicados no exterior; Tunga/Cildo Meireles (Kanaal Foundation, Bélgica), Transcontinental/Nine Latin American Artists (Londres e Nova Iorque), Cartographies ( National Gallery of Canada), AMERICA:bride of the sun (The Royal Museum of Fine Arts, Antuérpia),Sguardi Planetari/ La generazione delle Immagini II (Comune di Milano), Inside the Visible: an elliptical traverse of 20th century art (The Institute of Contemporary Art, Boston), around us, inside us (Boras Konstmusen, Suécia), ZEITWENDEN (Kunstmuseum, Bonn/Museum moderner Kunst Stiftung Ludwig, 20er Haus k/haus – Künstlerhaus Wien), Das Lied von der Erde (Museum Fridericianum Kassel), Eztetyka del Sueño (Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, Madrid), Century City: Art and Culture in the Modern Metropolis (Tate Modern, Londres), Experiment/Experiência, Art in Brazil 1958-2000 (Museum of Modern Art, Oxford)
Curador das seguintes exposicões: O corpo da escultura: a obra de Iole de Freitas 1972-1997 (Museu de Arte Moderna de São Paulo/Paço Imperial-Rio de Janeiro, 1997/1998), Carlos Zilio (Centro de Arte Hélio Oiticica, 2000), Weissmann (Casa França-Brasil, 2001), Rio de Janeiro 1950-1964 - Century City: Art and Culture in the Modern Metropolis (Tate Modern, Londres, 2001), Iberê Camargo: Diante da Pintura (Pinacoteca do Estado de São Paulo/Paço Imperial- Rio de Janeiro, 2003, Rachel Whiteread (Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro, 2003/Museu de Arte Moderna, São Paulo, 2004); Soto: A construção da imaterialidade (Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro, 2005/Instituto Tomie Othake, São Paulo, 2005); Nova Arte Nova (Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro, 2008 / Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo, 2009