Você está aqui: Página Inicial / Pessoas / Julieta González

Julieta González

A venezuelana Julieta González foi curadora-chefe do Museo Jumex e do Museo Tamayo, no México, além de integrar as equipes curatoriais do Bronx Museum, em NY, e da Tate Modern, em Londres

A Venezuelana Julieta González é, desde junho de 2022, a curadora-chefe de Inhotim-MG.  Foi curadora chefe do Museu Jumex e do Museo Rufino Tamayo, na Cidade do México. Também foi curadora adjunta do Bronx Museum, em Nova York.

De 2009 a 2012, foi curadora associada de arte latino-americana na Tate Modern, em Londres, e tambem atuou como curadora independente. Foi curadora de arte contemporânea no Museo Alejandro Otero (1999-2001) e no Museo de Bellas Artes de Caracas (1994-97 e 2001-03). Foi co-curadora da 2da Trienal Poligráfica de San Juan, Latinoamérica y el Caribe com Jens Hofmann, juntamente com o diretor artístico Adriano Pedrosa e a curadora convidada Beatriz Santiago. González foi curadora de muitas exposições, incluindo Juan Downey: A Communications Utopia (2013), Rita McBride: Public Transaction (2013), Tomorrow Was Already Here (2012), todas no Museo Tamayo na Cidade do México. Outras:  Ways of Working: The Incidental Object, Fondazione Merz, Turim (2013); Parque Industrial, Galeria Luisa Strina, São Paulo (2012); Juan Downey: El ojo pensante, Fundación Telefónica, Santiago, Chile (2010); Farsites at Insite San Diego/Tijuana (curador adjunto com o curador Adriano Pedrosa, 2005); Etnografía modo de empleo, Museo de Bellas Artes de Caracas (2003); e Demonstration Room: Casa Ideal (com Jesús Fuenmayor, 2000-02) no Museo Alejandro Otero, Caracas.

Editou vários livros de artistas e escreveu ensaios para publicações e catálogos internacionais. É mestre em Estudos Culturais pela Goldsmiths, Londres, foi bolsista da curadoria de Helena Rubinstein no Whitney Independent Study Program (1997-98) e estudou arquitetura na Universidad Simón Bolívar, em Caracas, e na École d'Architecture Paris-Villemin, em Paris.

 


Julieta González is Inhotim's chief curator since June 2022. Was Senior Curator at the Jumex and the Museo Rufino Tamayo in Mexico City, and Adjunct Curator at the Bronx Museum in New York. From 2009–12 she was Associate Curator of Latin American Art at Tate Modern, London, and an independent curator. She has been curator of contemporary art at the Museo Alejandro Otero (1999–2001) and Museo de Bellas Artes de Caracas (1994–97 and 2001–03). She was co-curator of the 2da Trienal Poligráfica de San Juan, Latinoamérica y el Caribe with Jens Hofmann, along with Artistic Director Adriano Pedrosa and guest curator Beatriz Santiago. González has curated over 30 exhibitions including Juan Downey: A Communications Utopia (2013), Rita McBride: Public Transaction(2013), Tomorrow Was Already Here (2012), all at the Museo Tamayo in Mexico City; Ways of Working: The Incidental Object, Fondazione Merz, Turin (2013); Parque Industrial, Galeria Luisa Strina, Sao Paulo (2012); Juan Downey: El ojo pensante, Fundación Telefónica, Santiago, Chile (2010); Farsites at Insite San Diego/Tijuana (adjunct curator with curator Adriano Pedrosa, 2005); Etnografía modo de empleo, Museo de Bellas Artes de Caracas (2003); and Demonstration Room: Ideal House (with Jesús Fuenmayor, 2000–02) at Museo Alejandro Otero, Caracas. She has edited several artist books and written essays for international publications and catalogs. She holds an MA in Cultural Studies from Goldsmiths, London, was a Helena Rubinstein Curatorial Fellow at the Whitney Independent Study Program (1997–98), and studied architecture at the Universidad Simón Bolívar in Caracas and at the École d’Architecture Paris-Villemin in Paris.

Fonte: http://curatorsintl.org/collaborators/julieta_gonzalez