Jorge Menna Barreto
Jorge Menna Barreto (Araçatuba, 1970) é artista e pesquisador. Vive e trabalha no Rio de Janeiro, onde é professor adjunto no Departamento de Linguagens Artísticas da UERJ. É doutor em Poéticas Visuais pela ECA/USP (2012). Tem investigado sobre a relação do trabalho de arte com o seu contexto e os possíveis desdobramentos das práticas site-specific na atualidade, além da utilização e absorção acrítica do termo anglófono no contexto brasileiro. Traduziu importantes textos sobre o assunto para o português, tais como "Um lugar após o outro" e "O lugar errado" da autora norte-americana Miwon Kwon.
Entre as suas principais exposições coletivas estão a Bienal de Havana (2000) e a Bienal do Mercosul (2001).
Entre as suas exposições individuais estão a intervenção feita no Torreão, em Porto Alegre (2000); Artspot Gallery, em Atlanta, EUA (2003); Site 803/804 (www.terreno.baldio.nom.br), em Florianópolis; (2003) e o Projeto Matéria no Centro Cultural São Paulo (http://br.geocities.com/materiaccsp). Em 2002, é contemplado pelo Rumos Itaú Cultural.
É membro do Linha Imaginária com o qual participou de diversas exposições coletivas pelo Brasil. Integra também os grupos Laranjas e Rejeitados.