Ismail Xavier
Formado em Comunicação Social (habilitação em cinema) pela ECA (Escola de Comunicações e Artes da USP) em 1970, também concluiu curso de Engenharia Mecânica na Escola Politécnica da USP. Mestre em Teoria Literária na USP, sob orientação de Paulo Emílio Salles Gomes, com a dissertação À procura da essência do cinema: o caminho da avant-garde e as iniciações brasileiras, defendida em 1975. Doutor em 1980, orientado por Antonio Candido de Mello e Souza, com a tese Narração contraditória: uma análise do estilo de Glauber Rocha, 1962-1964. Em 1982, tornou-se PhD em Cinema Studies pela Graduate School of Arts and Science, da New York University, onde concluiu seu pós-doutorado em 1986. Publicou tese de livre-docência em 1993, com o título Alegorias do subdesenvolvimento: Cinema Novo, Tropicalismo, Cinema Marginal.
É professor da ECA-USP desde 1971. Também foi professor-visitante na Universidade de Nova Iorque (1995), na Universidade de Iowa (1998) e na Université Paris III - Sorbonne Nouvelle (1999). É membro do conselho consultivo da Cinemateca Brasileira desde 1977. Faz parte do conselho editorial das revistas acadêmicas Novos Estudos Cebrap e Literatura e Sociedade. Uma coletânea de entrevistas foi publicada por Adilson Mendes (Editora Beco do Azougue).