Ana Maria Maia
Gradua-se em comunicação social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 2007. Conclui mestrado em artes visuais pela Faculdade Santa Marcelina em 2012, com orientação da curadora e professora congolesa Lisette Lagnado (1961), e doutorado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo em 2014, com orientação do professor e curador Tadeu Chiarelli (1956).
Em sua formação livre, frequenta em 2005 o curso de história da arte moderna e contemporânea da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Em 2006 participa do programa de intercâmbio da Universidade Complutense de Madrid, na Espanha. Integra, em 2007, o grupo de estudos de história da arte e museus do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam).
Recebe em 2013 a Bolsa Estímulo de Produção em Artes Visuais ofertada pela Funarte para crítica de arte. Em 2014, participa como bolsista da Fundação Jumex do programa de Estudos Intensivos do International Curators Institute (ICI), na cidade do México. Em 2016, é contemplada com o prêmio do Paço das Artes e Museu da Imagem e do Som (MIS) para desenvolver projeto curatorial em residência no local. Integra a equipe curatorial do Centro Cultural São Paulo entre 2016 e 2017.
No campo da curadoria, Ana Maria Maia inicia sua trajetória como articuladora na exposição online Mostra Catálogo 2aptos de 2007, organizada pelos curadores Juliana Monachesi (1976), Moacir dos Anjos (1963) e Oriana Duarte (1966), com patrocínio da Fundação Estadual de Cultura (Fundap), em que 12 artistas residentes ou nascidos em Pernambuco exibem sua produção na internet simultaneamente à apresentação de textos analíticos das obras realizados por jovens críticos convidados.
Nesse âmbito das colaborações institucionais, atua como assistente curatorial da 29ª Bienal de São Paulo, e em 2011 integra a equipe de pesquisa curatorial do programa Rumos Visuais, do Instituto Itaú Cultural. Entre 2012 e 2013, é curadora adjunta do 33º Panorama de Arte Brasileira.
Em projetos autorais como curadora, realiza exposições individuais e coletivas para a galeria pernambucana Amparo 60, como a do artista multimídia Paulo Brusky (1949), em 2008. No mesmo ano, é responsável pela individual das artistas Regina Parra (1984), no espaço Pivô, em São Paulo, e Raquel Magalhães (1992), no espaço Santander Cultural, em Porto Alegre.
Em 2020, inaugura sua primeira exposição como assistente curatorial da Pinacoteca do Estado de São Paulo, efetuando um recorte arquivístico da produção do artista multimídia Hudinilson Jr. (1957-2013).
Os trabalhos e projetos curatoriais de Ana Maria Maia articulam tanto investigações sobre a juventude como força propulsora do sistema das artes quanto interesses pelos processos de disseminação informacional e seus veículos.