Adele Nelson
Adele Nelson é professora doutora assistente de História da Arte na Universidade de Temple, EUA. PhD em História da Arte do Institute of Fine Arts, Universidade de Nova York e bacharel pela Universidade de Brown, EUA. Autora de Jac Leirner in Conversation with/en conversación con Adele Nelson (Fundação Cisneros, 2011), suas publicações incluem ensaios sobre a história da Bienal de São Paulo e a emergência do abstracionismo no Brasil.
Adele Nelson é professora assistente do Departamento de Arte e História da Arte da Universidade do Texas em Austin. Ela recebeu sua licenciatura em Estudos Portugueses e Brasileiros e Semiótica de Arte da Universidade Brown e seu mestrado e doutorado em História da Arte pelo Instituto de Belas Artes da Universidade de Nova York. Ela é especializada em arte da América Latina do século XX e XXI, com foco no pós-guerra e arte contemporânea do Brasil. Os seus interesses de investigação e ensino incluem o intercâmbio transnacional entre a América Latina, a Europa e os Estados Unidos; o estudo dos objetos relacionados; e a história das instituições de arte moderna, exposições e pedagogia.
Dra. Nelson é o autora de Jac Leirner in Conversation with/en conversación con Adele Nelson (Fundación Cisneros, 2011), traduzido para português em 2013. Seus escritos sobre arte da América Latina foram publicados em revistas internacionais e periódicos acadêmicos, incluindo Arte na América, Art Journal e ARTMargins. Ela contribuiu para inúmeras publicações de museu, entre elas, Mário Pedrosa: De la naturaleza afetiva de la forma (Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, a ser publicado em 2017), Hélio Oiticica: To Organize Delirium (Carnegie Museum of Art/The Art Institute of Chicago/Whitney Museum of American Art, 2016), Mário Pedrosa: Primary Documents (The Museum of Modern Art, New York, 2015), Waldemar Cordeiro: Fantasia exata (Itaú Cultural, 2014), e Constructive Spirit: Abstract Art in South and North America, 1920s–50s (Newark Museum, 2010). Ela também contribuiu para o catálogo e ajudou a organizar a premiada exposição Joan Miró: Painting and Anti-Painting, 1927–1937 (MoMA, 2008).
Seu projeto de livro atual, Forming Abstraction: Art and Institutions in Postwar Brazil, estuda como a prática e a teoria da arte abstrata se desenvolveram no Brasil nas décadas de 1940 e 1950 em estreita relação com as novas instituições de arte moderna. Sua pesquisa foi apoiada pelo Fulbright US Scholar Program, o National Endowment for Humanities e Temple University, onde foi professora assistente de história da arte de 2012 a 2016.