VERBO 2009de 07/07/2009 08:00 até 11/07/2009 22:00— Galeria Vermelho, Centro Cultural São Paulo e FUNARTE,
Encontro Paulista de Museusde 17/06/2009 08:30 até 19/06/2009 18:00— PARLATINO (Prédio do antigo Parlatino Latino Americano) no Memorial da América Latina. Avenida: Auro Soares de Moura Andrade, 564, Portão 10. Barra Funda - São Paulo - SP.,
Arte contemporânea: a 12 Documenta em foco22/10/2007 de 21:00 até 23:30— PUC - SP, Centro de Ciências Exatas: Rua Marques de Paranaguá, 111 - Sala 20 (Auditório Joel Martins),
No lugar da esfera pública20/10/2007 de 09:00 até 13:00— Local: Centro Cultural São Paulo, Sala de Debates. Metrô Vergueiro,
Oficina de curadoria: Curador Críticode 16/10/2007 16:00 até 17/10/2007 19:00— Centro de Formação em Artes Visuais (CEFAV), casa 11, Pátio de São Pedro, Recife-PE,
Mesa-redonda com a participação de Luís Fernando de Almeida (presidente do IPHAN), Paulo Sérgio Duarte (crítico de arte), Afonso Luz (representante do MinC) e Lauro Cavalcanti (diretor do Paço Imperial).
Mesa redonda com a participação de: Claire Bishop (University of Warwick, UK), Antoní Muntadas (artista espanhol), Sônia Salzstein (ECA-USP) e Paula Trope (artista brasileira com obra na 27a Bienal de São Paulo)
Mesa redonda com Kasper König, diretor do Museu Ludwig, Colônia, Ulrike Groos, diretora da Kunsthalle Düsseldorf e consultora dos artistas da Alemanha que participam da Bienal de Artes de São Paulo, Jeanne Faust, artista alemã convidada para a Bienal, e Paulo Sérgio Duarte, professor da Universidade Candido Mendes no Rio de Janeiro e consultor da Fundação Iberê Camargo de Porto Alegre. Moderação de Martin Grossmann, diretor do Centro Cultural de São Paulo e coordenador do Fórum Permanente "Museus de arte: entre o público e o privado"
Encontro de Georg Schöllhammer, editor-chefe da documenta 12 magazines, com editores e colaboradores de revistas de arte do Brasil, Singapura, Sérvia, Argentina, Colômbia, Egito, Polônia, Irã e Holanda.
Atividade que inicia, e integra, o projeto de parceria entre a Fundação Armando Alvares Penteado e a Fundação Bienal de São Paulo, que está sendo iniciado, neste mês de março, com o projeto de Residência Artística Lutetia, da FAAP, por intermédio das “Residências internacionais na 27a. Bienal de São Paulo”.
A Pinacoteca do Estado de S. Paulo apresenta um ciclo de debates sobre a exposição " Lygia Clark: Do Objeto ao Acontecimento; Somos o molde, a você cabe o sopro".
O simpósio internacional “A Invenção do Barroco” reunirá em São Paulo, 27 especialistas da Alemanha, Brasil, Canadá, França, México e Suíça para uma discussão sobre o período e o termo barroco.
Este encontro irá discutir alguns tópicos considerados centrais para o museu e a prática da arte contemporânea, entre outros, o papel do museu da arte, a erosão da esfera pública, a confusão entre a posse e a custódia e a geopolítica do conhecimento.
O Fórum Permanente com o apoio do Consulado Geral dos Países Baixos em São Paulo, da Art Unlimited, da Pinacoteca do Estado e do Museu de Arte Moderna tem o prazer de anunciar a oficina de curadoria com Maarten Bertheux, diretor assistente do Stedelijk Museum de Amsterdã e Martin Grossmann, coordenador do Fórum Permanente. A oficina pretende reunir curadores, teóricos da arte, artistas e pesquisadores para dois dias de intensa discussão sobre práticas curatoriais para o museu de arte no século XXI. Tendo como referência a teoria e as práticas relacionadas ao Museu de Arte Moderna, bem como seus desdobramentos na contemporaneidade,
pretende-se debater a viabilidade de um projeto de museu ideal em nossos tempos.
Toby Jackson é um dos mais renomados arte educadores do mundo e coordena a divisão de Interpretação e Educação da Tate Modern, Londres. Esse evento é uma parceria do Fórum Permanente com o Museu Lasar Segall, a Pinacoteca do Estado e o Centro
Brasileiro Britânico, com o apoio da Vitae e do British Council.
O Centro Cultural São Paulo, em parceria com o Fórum Permanente e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional, convida para a palestra de Antoni Muntadas, "Espaços de Memória", com a participação de Nelson Brissac (debatedor) e moderação de Martin Grossmann.
Dia 15 de outubro, sábado, das 10h às 13h.
Oficina do Programa 'Formação para a Cultura' da Agência Espanhola de Cooperação Internacional, ministrada por Chus Martínez, Diretora da Sala Recalde de Bilbao. Inscrições: de 13 a 27 de julho de 2005.
“Padrões aos pedaços” reunirá artistas, curadores, teóricos, críticos e estudantes em São Paulo, no Paço das Artes, em agosto de 2005. O simpósio questionará o estado atual da arte contemporânea ao abranger questões referentes ao circuito da arte, produção artística, reflexão crítica e mídia. Entre os seus objetivos estão o debate dinâmico e a convivência entre os integrantes que compõem a cena da arte contemporânea no exterior e no Brasil. (07 a 10 de agosto de 2005)
O Museu Lasar Segall (Iphan - MinC) e o Fórum Permanente: Museus de Arte, entre
o público e o privado promovem o debate sobre os Sistema de Museus, nas
perspectivas do Município e Estado de São Paulo em mesa-redonda no dia 18 de
maio de 2005 com a participação de Cristina Bruno, do Departamento de
Iconografia e Museus da Secretaria Municipal de Cultura e Silvia Antibas, da
Divisão de Museus e Arquivos da Secretaria Estadual de Cultura. A mediação do
encontro será de Martin Grossmann, coordenador do Fórum Permanente.
David Mitchinson (diretor de acervo e exposições) e Anita Feldman Bennet (curadora) da Henry Moore Foundation participam de evento presencial organizado pelo Fórum Permanente, Goethe Institut, British Council, Pinacoteca do Estado de S. Paulo e Art.Unlimited
Workshop com o curador da Documenta 12, Roger Martin Buergel, com a participação dos artistas Ricardo Basbaum e José Resende, mediação de Martin Grossmann.
O Fórum Permanente promove dia 28/10 um debate sobre Live Art, forma efêmera da arte do movimento que vem ganhando reconhecimento como um dos meios de criação mais vitais e influentes na contemporaneidade.
São Paulo prepara-se para mais uma edição da maior bienal da América Latina. O Fórum Permanente reúne dia 23/09 curadores e artistas das representações brasileira, francesa, inglesa, alemã e holandesa para um dia de reflexões que contará com a presença de Helmut Friedel, Richard Riley, Stijn Huijts, Jean-Christophe Royoux, Thomas Demand, David Bachelor, Jennifer Tee, Melik Ohanian, Ivens Machado, Lisette Lagnado, Nelson Aguilar e Martin Grossmann.
Palestrantes Marcelo Araújo (Pinacoteca do Estado), Moacir dos Anjos (Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães), Paulo Herkenhoff (Museu Nacional de Belas Artes), Paulo Sérgio Duarte (Fundação Ibere Camargo).
Mediação de Martin Grossmann.
O Museu de Arte Moderna de São Paulo e o Instituto Goethe, convidam para a palestra de Gerardo Mosquera , curador do New Museum of Contemporary Art de Nova Iorque,
Debatedora: Aracy Amaral (USP) /
Mediação: Martin Grossmann (USP)
O Consulado Geral da Holanda em São Paulo, o Instituto Goethe de São Paulo, Art Unlimited e a Pinacoteca do Estado convidam para a palestra de Maarten Bertheux, diretor assistente do Stedelijk Museum de Amsterdã, Holanda:
Debatedor: Teixeira Coelho (USP)
Mediação: Martin Grossmann (USP)
O Consulado Geral da Holanda em São Paulo, o Instituto Goethe de São Paulo, Art Unlimited e o Museu de Arte Moderna de São Paulo convidam para o Workshop com Maarten Bertheux, diretor assistente do Stedelijk Museum de Amsterdã, Holanda. Mediador: Felipe Chamovich.
Evento voltado para profissionais da área museológica, produtores culturais e artistas plásticos. (inscrições limitadas)