Por que uma oficina de escrita?
Escrever não é um dom. Escrever é um processo.
Um escritor muito tarimbado desenvolve várias versões de um texto antes de enviar para publicação. Há até uma área de pesquisa em literatura que analisa a genealogia de um texto, ou seja, como ele chegou a ser o que é, as várias versões pelas quais passou, informações que são preciosas para o entendimento do processo de criação de uma obra escrita.
Escrever é também uma técnica. Aprende-se a escrever como se aprende a desenhar. Nem todos desenharão como Goya, mas aprendendo a técnica é possível criar um trabalho atraente.
Um texto precisa ser, acima de tudo, atraente. O leitor não vai perder seu tempo lendo linhas amorfas, com erros ortográficos, frases óbvias, idéias já conhecidas. O texto precisa acrescentar informação, poesia, inspiração ou idéias inteligentes à vida do leitor. De preferência, acrescentar um pouquinho de cada um desses ingredientes.
Essa oficina de escrita foi elaborada para deixar claro que um texto precisa ser construído, bordado, muito bem revisado antes de ser divulgado para o mundo.