Introdução
USPonline é um projeto institucional da USP Universidade de São Paulo, uma das maiores e mais conceituadas instituições de ensino público superior do Brasil. A USP é composta de 33 unidades, escolas e institutos além de 19 fundações, 4 museus de relevância nacional e 2 hospitais. A cidade de São Paulo abriga o seu principal campus, mas existem outros 8 campi em 6 cidades do Estado. A USP conta com aproximadamente 38 mil alunos de graduação, 22 mil de pós-graduação e com 5,6 mil professores relacionados a 95 cursos regulares de graduação, 263 cursos de mestrado e 224 de doutorado. Seus docentes publicam por ano, cerca de 15 mil trabalhos, principalmente artigos, livros e trabalhos em congressos. Já foram outorgados 21 mil títulos de mestre e 12.500 de doutor (do total de quase 20 mil existentes no País). O USPonline integra-se ao projeto USPnet rede computacional da Universidade de São Paulo, iniciado em 1991 quando a USP, através da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), se conectou a Internet.
O Projeto Usponline
Com a extensão e modernização da USPnet em curso, que possibilitará a interligação de todos os seus campi, a USP estará, ainda este ano, de forma homogênea e abrangente, não só internamente interconectada, mas em contato eletrônico com o Brasil e com o mundo via Internet. Em resposta aos desafios e oportunidades que este novo sistema de comunicação e de disponibilização de informação impõe é que foi criado o Projeto USPonline. Trata-se de uma interface de informação e cul tura "on-line", que planeja, desenvolve e gerencia o núcleo central das informações institucionais da USP na World Wide Web da Internet (WWW). O projeto também presta assistência e consultoria às unidades da USP que pretendem disponibilizar suas informações e material acadêmico na WWW, favorecendo assim um processo descentralizado e plural de construção e atualização do hipertexto da USP como um todo. O USPonline atua assim, como uma espécie de gerente das páginas de acesso (páginas raízes) ao universo hipertextual de informação e conhecimento produzido e mantido pela Universidade, além de servir como um modelo às futuras páginas das unidades. O papel de maestro deste processo de interação eletrônica é possível hoje, graças a eficiência da USPnet, da participação efetiva de alguns servidores (computadores) em diferentes unidades e obviamente de estudantes, pesquisadores e pessoal técnico especializado engajado nesta tarefa.
Como Surgiu
No segundo semestre de 1994, já havia páginas para a WWW, desenvolvidas por um pequeno número de alunos e professores da USP, armazenadas em alguns servidores de unidades mais informatizadas. Entre eles estava o aluno da POLI-USP Rodrigo de Almeida Siqueira, responsável pelo desenvolvimento do primeiro conjunto de páginas informativas sobre a USP para a WWW. As possibilidades de uso e aplicação desta nova mídia de comunicação em outros setores da universidade demonstrados com entusiasmo, principalmente por jovens pesquisadores como o próprio Rodrigo reforçaram a necessidade da criação de um projeto institucional voltado a organização e planejamento do hipertexto da USP na Internet. Este projeto deveria refletir não só a amplitude e a diversificação do conhecimento gerado e mantido pela USP, como sua importância no cenário da pesquisa científica e do ensino universitário brasileiro. Surgiu assim, em março de 1995, o projeto USPonline, com a finalidade de se tornar uma interface universitária, um agente facilitador de comunicação interna e externa e provedor institucional das informações referentes a Universidade.
Interface Eletrônica
Esta interface eletrônica universitária se apoia, de forma metafórica, ao que o crítico e teórico da arte, Mario Pedrosa, expõe a respeito do centro universitário em seu artigo, escrito em 1967, sobre a função do museu neste domínio (PEDROSA, MARIO. OBRAS COMPLETAS: ARTE-EDUCACAO, ESCOLAS E MUSEUS. 1.ed. S.L. : S.N., 198-. 12V, pp-35-8). Para Pedrosa, este centro deveria expressar a idéia-síntese de uma comunidade altamente qualificada, parcamente diversificada e socialmente homogênea: a Universidade. Neste sentido ele ressalta que esta idéia-síntese deveria ser definida pela "inter-relação dinâmica das atividades, que se devem exprimir nas formas arquitetônicas, nos espaços intervalares interiores, nas perspectivas com que se defrontam, nas finalidades a que se destinam."... e ele vai além:"Não se quer dizer, porém, com isso que todas essas atividades se definem pelas simples formas arquitetônicas individuais e isoladas, como símbolos estáticos, que se acabam se convencionalizando, mas pelo diálogo permanente de umas com as outras, de modo que a área em conjunto exprima uma totalidade dinâmica no espaço, dentro da qual cada elemento se afirme sem violar-se, se integre sem sumir-se." O Projeto USPonline não é apenas um serviço de informação on-line, mas uma metáfora de universidade, que se conforma virtualmente ao relacionar sistemas de cultura com sistemas de informação. Ou seja, ele não opera apenas como um banco de dados a respeito da USP, mas como uma interface cultural, reflexo da totalidade de conhecimentos diferenciados gerados pela universidade. Neste caso, a informação gerada e mantida pela USP na Internet, disponibilizada através de uma estrutura hipertextual, se contextualiza em atraentes ambientes gráficos virtuais. Esta condição favorece uma relação mais "amigável" com o usuá ;rio, motivando-o a continuar a sua "navegação" nesta interface multimídia. O USPonline é assim uma espécie de "idéia-síntese" de universidade modelada virtualmente através da int eração do usuário com o computador.
Desenvolvimento e Operacionalidade
O desenvolvimento e a operacionalidade deste projeto se apoia em uma estrutura jovem e inovadora. Esta característica já estava presente na própria criação do USPonline, por se tratar de uma iniciativa conjunta de quatro coordenadorias da USP:
- CCE - Centro de Computação Eletrônica
- CCI - Comissão Central de Informática
- CCS - Coordenadoria de Comunicação Social
- CECAE - Coordenadoria Executiva de Cooperação Universitária e de Atividades Especiais
Esta convergência de interesses institucionais potencializa a interdisciplinaridade do projeto motivando assim o intercâmbio não só de idéias, mas de técnicas, conhecimentos e de experiências diferenciadas. Este quarteto (as 4 Coordenadorias, ou o "Quarteto em C") optou pela formação de uma equipe de desenvolvimento e de manutenção composta por "jovens talentos" (dois coordenadores -acadêmico e executiva, uma jornalista, dois webmasters e 8 estagiários), apoiada por uma comissão de 10 membros, que representa a vanguarda das ciências da computação e da informação da instituição. Além desse suporte, o projeto conta com o apoio da Reitoria e das quatro Pró-Reitorias da USP (Cultura e Extensão; Gradução; Pós-Graduação; Pesquisa), que patrocinam o trabalho de estagiários em sua respectiva área de ação. Desde a sua criação, o USPonline recebe o apoio cultural da Agência Estado. Um outro elemento importante nesta dinâmica operacional é a lista de discussão "usponline-l". Esta vem servindo como fórum para discuss&otild e;es referentes a questões conceituais, de conteúdo, de política institucional, entre outras, relacionadas não só ao material desenvolvido e mantido pelo projeto, como também ao produzido por outras unidades da USP. Este é o ponto-de-encontro virtual dos desenvolvedores do hipertexto da USP: coordenadores, webmasters, usuários, etc...
Usuários e Navegação
Os usuários do USPonline são os mais diversos possíveis, membros da comunidade Internet no mundo inteiro. O projeto procura atender a todos, no entanto, a comunidade uspiana responsável por cerca de 75% dos acessos ao servidor constitui o seu público-alvo. Para responder a esta demanda heterogênea de usuários, o projeto oferece quatro modos diferenciados de navegação:
Padrão: navegação central, de rápido acesso, abrangendo os seguintes tópicos:
a) geral,
b) cultura e atualidades,
c) humanas,
d) biológicas,
e) exatas
f) serviços e utilidades.
"English version": navegação diferenciada e customizada para usuários estrangeiros.
Virtual:
Laboratório-interface em contínuo desenvolvimento, com projeto gráfico avançado, sintonizado com as últimas novidades tecnológicas desta mídia.
Mapas:
Simula um passeio pela USP, no qual as Unidades podem ser acessadas através de mapas sensíveis 3D, que incluem informações úteis ao usuário, como localização, transporte, dados estatísticos, etc...
O Futuro
O grande desafio do projeto é o de estabelecer, em conjunto com outras instâncias da universidade, uma cultura de rede, que possibilite uma maior integração de sua comunidade. Neste sentido, acredita-se que seja possível aprimorar e manter atualizada esta idéia-síntese de Universidade através de um trabalho em conjunto, dinâmico, interdisciplinar e descentralizado, para que ela esteja disponível não só a sua comunidade mas a hiper-aldeia global, em contínua expansão e conformação.