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Projeto USP Online

Projeto-base para o desenvolvimento e implementação do primeiro website da USP (Universidade de São Paulo), www.usp.br, realizada no âmbito do projeto USPonline, criado em 1995 pela Comissão Central de Informática (CCI) na gestão do Prof. Dr. Imre Simon. Este projeto teve nesta fase (1995 a 1998) como coordenador-acadêmico o Prof. Dr. Martin Grossmann e como coordenadora executiva Luciana Ielo.

Projeto USPonline: O que é?

 

 

Introdução

USPonline é um projeto institucional da USP Universidade de São Paulo, uma das maiores e mais conceituadas instituições de ensino público superior do Brasil. A USP é composta de 33 unidades, escolas e institutos além de 19 fundações, 4 museus de relevância nacional e 2 hospitais. A cidade de São Paulo abriga o seu principal campus, mas existem outros 8 campi em 6 cidades do Estado. A USP conta com aproximadamente 38 mil alunos de graduação, 22 mil de pós-graduação e com 5,6 mil professores relacionados a 95 cursos regulares de graduação, 263 cursos de mestrado e 224 de doutorado. Seus docentes publicam por ano, cerca de 15 mil trabalhos, principalmente artigos, livros e trabalhos em congressos. Já foram outorgados 21 mil títulos de mestre e 12.500 de doutor (do total de quase 20 mil existentes no País). O USPonline integra-se ao projeto USPnet rede computacional da Universidade de São Paulo, iniciado em 1991 quando a USP, através da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), se conectou a Internet.

O Projeto Usponline

Com a extensão e modernização da USPnet em curso, que possibilitará a interligação de todos os seus campi, a USP estará, ainda este ano, de forma homogênea e abrangente, não só internamente interconectada, mas em contato eletrônico com o Brasil e com o mundo via Internet. Em resposta aos desafios e oportunidades que este novo sistema de comunicação e de disponibilização de informação impõe é que foi criado o Projeto USPonline. Trata-se de uma interface de informação e cul tura "on-line", que planeja, desenvolve e gerencia o núcleo central das informações institucionais da USP na World Wide Web da Internet (WWW). O projeto também presta assistência e consultoria às unidades da USP que pretendem disponibilizar suas informações e material acadêmico na WWW, favorecendo assim um processo descentralizado e plural de construção e atualização do hipertexto da USP como um todo. O USPonline atua assim, como uma espécie de gerente das páginas de acesso (páginas raízes) ao universo hipertextual de informação e conhecimento produzido e mantido pela Universidade, além de servir como um modelo às futuras páginas das unidades. O papel de maestro deste processo de interação eletrônica é possível hoje, graças a eficiência da USPnet, da participação efetiva de alguns servidores (computadores) em diferentes unidades e obviamente de estudantes, pesquisadores e pessoal técnico especializado engajado nesta tarefa.

Como Surgiu

No segundo semestre de 1994, já havia páginas para a WWW, desenvolvidas por um pequeno número de alunos e professores da USP, armazenadas em alguns servidores de unidades mais informatizadas. Entre eles estava o aluno da POLI-USP Rodrigo de Almeida Siqueira, responsável pelo desenvolvimento do primeiro conjunto de páginas informativas sobre a USP para a WWW. As possibilidades de uso e aplicação desta nova mídia de comunicação em outros setores da universidade demonstrados com entusiasmo, principalmente por jovens pesquisadores como o próprio Rodrigo reforçaram a necessidade da criação de um projeto institucional voltado a organização e planejamento do hipertexto da USP na Internet. Este projeto deveria refletir não só a amplitude e a diversificação do conhecimento gerado e mantido pela USP, como sua importância no cenário da pesquisa científica e do ensino universitário brasileiro. Surgiu assim, em março de 1995, o projeto USPonline, com a finalidade de se tornar uma interface universitária, um agente facilitador de comunicação interna e externa e provedor institucional das informações referentes a Universidade.

Interface Eletrônica

Esta interface eletrônica universitária se apoia, de forma metafórica, ao que o crítico e teórico da arte, Mario Pedrosa, expõe a respeito do centro universitário em seu artigo, escrito em 1967, sobre a função do museu neste domínio (PEDROSA, MARIO. OBRAS COMPLETAS: ARTE-EDUCACAO, ESCOLAS E MUSEUS. 1.ed. S.L. : S.N., 198-. 12V, pp-35-8). Para Pedrosa, este centro deveria expressar a idéia-síntese de uma comunidade altamente qualificada, parcamente diversificada e socialmente homogênea: a Universidade. Neste sentido ele ressalta que esta idéia-síntese deveria ser definida pela "inter-relação dinâmica das atividades, que se devem exprimir nas formas arquitetônicas, nos espaços intervalares interiores, nas perspectivas com que se defrontam, nas finalidades a que se destinam."... e ele vai além:"Não se quer dizer, porém, com isso que todas essas atividades se definem pelas simples formas arquitetônicas individuais e isoladas, como símbolos estáticos, que se acabam se convencionalizando, mas pelo diálogo permanente de umas com as outras, de modo que a área em conjunto exprima uma totalidade dinâmica no espaço, dentro da qual cada elemento se afirme sem violar-se, se integre sem sumir-se." O Projeto USPonline não é apenas um serviço de informação on-line, mas uma metáfora de universidade, que se conforma virtualmente ao relacionar sistemas de cultura com sistemas de informação. Ou seja, ele não opera apenas como um banco de dados a respeito da USP, mas como uma interface cultural, reflexo da totalidade de conhecimentos diferenciados gerados pela universidade. Neste caso, a informação gerada e mantida pela USP na Internet, disponibilizada através de uma estrutura hipertextual, se contextualiza em atraentes ambientes gráficos virtuais. Esta condição favorece uma relação mais "amigável" com o usuá ;rio, motivando-o a continuar a sua "navegação" nesta interface multimídia. O USPonline é assim uma espécie de "idéia-síntese" de universidade modelada virtualmente através da int eração do usuário com o computador.

Desenvolvimento e Operacionalidade

O desenvolvimento e a operacionalidade deste projeto se apoia em uma estrutura jovem e inovadora. Esta característica já estava presente na própria criação do USPonline, por se tratar de uma iniciativa conjunta de quatro coordenadorias da USP:

  • CCE - Centro de Computação Eletrônica
  • CCI - Comissão Central de Informática
  • CCS - Coordenadoria de Comunicação Social
  • CECAE - Coordenadoria Executiva de Cooperação Universitária e de Atividades Especiais

Esta convergência de interesses institucionais potencializa a interdisciplinaridade do projeto motivando assim o intercâmbio não só de idéias, mas de técnicas, conhecimentos e de experiências diferenciadas. Este quarteto (as 4 Coordenadorias, ou o "Quarteto em C") optou pela formação de uma equipe de desenvolvimento e de manutenção composta por "jovens talentos" (dois coordenadores -acadêmico e executiva, uma jornalista, dois webmasters e 8 estagiários), apoiada por uma comissão de 10 membros, que representa a vanguarda das ciências da computação e da informação da instituição. Além desse suporte, o projeto conta com o apoio da Reitoria e das quatro Pró-Reitorias da USP (Cultura e Extensão; Gradução; Pós-Graduação; Pesquisa), que patrocinam o trabalho de estagiários em sua respectiva área de ação. Desde a sua criação, o USPonline recebe o apoio cultural da Agência Estado. Um outro elemento importante nesta dinâmica operacional é a lista de discussão "usponline-l". Esta vem servindo como fórum para discuss&otild e;es referentes a questões conceituais, de conteúdo, de política institucional, entre outras, relacionadas não só ao material desenvolvido e mantido pelo projeto, como também ao produzido por outras unidades da USP. Este é o ponto-de-encontro virtual dos desenvolvedores do hipertexto da USP: coordenadores, webmasters, usuários, etc...

Usuários e Navegação

Os usuários do USPonline são os mais diversos possíveis, membros da comunidade Internet no mundo inteiro. O projeto procura atender a todos, no entanto, a comunidade uspiana responsável por cerca de 75% dos acessos ao servidor constitui o seu público-alvo. Para responder a esta demanda heterogênea de usuários, o projeto oferece quatro modos diferenciados de navegação:

Padrão: navegação central, de rápido acesso, abrangendo os seguintes tópicos:
a) geral,
b) cultura e atualidades,
c) humanas,
d) biológicas,
e) exatas
f) serviços e utilidades.

"English version": navegação diferenciada e customizada para usuários estrangeiros.

Virtual:
Laboratório-interface em contínuo desenvolvimento, com projeto gráfico avançado, sintonizado com as últimas novidades tecnológicas desta mídia.

Mapas:
Simula um passeio pela USP, no qual as Unidades podem ser acessadas através de mapas sensíveis 3D, que incluem informações úteis ao usuário, como localização, transporte, dados estatísticos, etc...

O Futuro

O grande desafio do projeto é o de estabelecer, em conjunto com outras instâncias da universidade, uma cultura de rede, que possibilite uma maior integração de sua comunidade. Neste sentido, acredita-se que seja possível aprimorar e manter atualizada esta idéia-síntese de Universidade através de um trabalho em conjunto, dinâmico, interdisciplinar e descentralizado, para que ela esteja disponível não só a sua comunidade mas a hiper-aldeia global, em contínua expansão e conformação.