Apresentação

No 1° Seminário Internacional de Arte e Educação do Instituto Inhotim serão reunidos programas e projetos que evidenciam como práticas artísticas podem articular estratégias de formação de jovens por meio de lugares de encontro, plataformas de convívio e compartilhamento de experiências. O evento conta com a presença de importantes artistas, curadores e educadores nacionais e internacionais.

As perspectivas são tão diversas quanto os participantes, que vão de Lucia Koch e Jarbas Lopes, artistas que tem em seus trabalhos proposições colaborativas para públicos ou comunidades, até Mônica Hoff, Luiz Guilherme Vergara e Jessica Gogan, da Bienal do Mercosul, que vêm falar sobre formação de mediadores. São destaques também, Jude Anogwih, da Documenta de Kassel e propositor do CCA - Center of Contemporary Art, em Lagos, Nigéria, e Eungie Joo, que assumirá o cargo de Diretora de Artes e Programas Culturais do Inhotim em setembro deste ano. Joo vem para falar de sua experiência no projeto G-class do New Museum, de Nova York. O programa utiliza o Museu como recurso para completar o aprendizado de estudantes do ensino médio por meio da exploração da arte contemporânea, fazendo conexão com assuntos locais, globais e culturais que afetam suas vidas.

Além destes, Corinne Felgate, artista londrina, vem falar da plataforma Turbinegeneration, da TATE Modern, de Londres, que propaga discussões sobre arte entre jovens de sua comunidade. Do Inhotim, Maria Eugênia Salcedo, Gerente de Coordenação Pedagógica do Instituto, fala sobre o programa Laboratório Inhotim, que reúnes jovens do ensino médio público de Brumadinho para discutir e gerar conhecimento sobre cidade, coletividade e intervenção.

No Seminário, os jovens participantes do Laboratório Inhotim fazem uma intervenção com Jarbas Lopes nos dois dias do evento. Eles ficam em atividade com o artista a partir do dia 18 de agosto, preparando a intervenção. Nesse sentido, a conferência analisa como práticas artísticas podem instaurar ambiências para contatos sociais e participativos e como processos educativos, que levam em conta práticas artísticas, podem colaborar na formação de jovens em comunidade, evidenciando práticas educativas nacionais e internacionais que levem em conta tais questões. O Seminário pretende colocar em pauta possibilidades de formação que, tangenciadas pela arte, colaborem na percepção de inovadores processos de formação e educação na contemporaneidade.