Apresentação
No 1° Seminário Internacional de Arte e Educação do Instituto Inhotim serão reunidos programas e projetos que evidenciam como práticas artísticas podem articular estratégias de formação de jovens por meio de lugares de encontro, plataformas de convívio e compartilhamento de experiências. O evento conta com a presença de importantes artistas, curadores e educadores nacionais e internacionais.
As perspectivas são tão diversas quanto os
participantes, que vão de Lucia Koch e Jarbas Lopes, artistas que tem em
seus trabalhos proposições colaborativas para públicos ou comunidades,
até Mônica Hoff, Luiz Guilherme Vergara e Jessica Gogan, da Bienal do
Mercosul, que vêm falar sobre formação de mediadores. São destaques
também, Jude Anogwih, da Documenta de Kassel e propositor do CCA -
Center of Contemporary Art, em Lagos, Nigéria, e Eungie Joo, que
assumirá o cargo de Diretora de Artes e Programas Culturais do Inhotim
em setembro deste ano. Joo vem para falar de sua experiência no projeto
G-class do New Museum, de Nova York. O programa utiliza o Museu como
recurso para completar o aprendizado de estudantes do ensino médio por
meio da exploração da arte contemporânea, fazendo conexão com assuntos
locais, globais e culturais que afetam suas vidas.
Além destes,
Corinne Felgate, artista londrina, vem falar da plataforma
Turbinegeneration, da TATE Modern, de Londres, que propaga discussões
sobre arte entre jovens de sua comunidade. Do Inhotim, Maria Eugênia
Salcedo, Gerente de Coordenação Pedagógica do Instituto, fala sobre o
programa Laboratório Inhotim, que reúnes jovens do ensino médio público
de Brumadinho para discutir e gerar conhecimento sobre cidade,
coletividade e intervenção.
No Seminário, os jovens participantes
do Laboratório Inhotim fazem uma intervenção com Jarbas Lopes nos dois
dias do evento. Eles ficam em atividade com o artista a partir do dia 18
de agosto, preparando a intervenção. Nesse sentido, a conferência
analisa como práticas artísticas podem instaurar ambiências para
contatos sociais e participativos e como processos educativos, que levam
em conta práticas artísticas, podem colaborar na formação de jovens em
comunidade, evidenciando práticas educativas nacionais e internacionais
que levem em conta tais questões. O Seminário pretende colocar em pauta
possibilidades de formação que, tangenciadas pela arte, colaborem na
percepção de inovadores processos de formação e educação na
contemporaneidade.